No dia 5 de novembro, Bituruna testemunhou um momento especial para a educação e o cooperativismo local com a inauguração da Cooperativa Mirim Sementes do Futuro na Escola Municipal Frei Tiago Luchese.
Idealizado pelo Sicoob Integrado, o projeto visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender na prática os princípios do cooperativismo, um modelo que tem se destacado em todo o Brasil.
Segundo Felipe Andrade, gerente institucional do Sicoob Integrado, este é um marco importante não só para os estudantes, mas também para a comunidade local.
“Esse projeto representa uma chance de ensinar desde cedo sobre cooperativismo e sua importância. Nosso modelo de negócio, que busca não apenas o lucro, mas também o crescimento social e educativo, agora chega às crianças de Bituruna, para que possam levar esses ensinamentos para a vida”, afirma Andrade.
Composto por uma diretoria de 20 alunos, incluindo presidente e secretário, a Cooperativa Mirim é mais que um projeto educacional; ela ensina responsabilidade e trabalho em equipe.
Os estudantes serão envolvidos em atividades práticas de geração de receita, como a produção e venda de biscoitos. Os resultados financeiros obtidos pela cooperativa serão discutidos em assembleias e usados conforme decidido pelos alunos, proporcionando uma experiência de autogestão e participação coletiva prática defendida pelo Sicoob Integrado.
Para a diretora da escola, Silmara Gonçalves da Maia, e a coordenadora pedagógica, professora Anisiane da Rosa Novalkoski , o projeto tem sido transformador.
“As crianças chegaram tímidas e curiosas, mas já vemos uma diferença significativa. Agora, conhecem as regras e participam com muito mais envolvimento”, comenta Silmara.
Além da criação da cooperativa, o Sicoob Integrado revitalizou a biblioteca da escola, um espaço que visa ampliar o acesso ao conhecimento e que estará à disposição de todos os estudantes.
Felipe ressalta que a ação está alinhada ao quinto princípio do cooperativismo, que é a educação e formação, especialmente de crianças, “plantando uma semente para um futuro mais próspero”.
Sicoob Integrado
Com atuação em diversas regiões do Paraná e também em São Paulo, o Sicoob Integrado vem implementando cooperativas mirins em várias escolas.
“São oito anos de projeto, e os resultados são visíveis. Muitos jovens que passaram por cooperativas mirins estão hoje no mercado de trabalho, levando consigo os valores que aprenderam. Queremos continuar expandindo esse projeto para transformar vidas”, finaliza Felipe Andrade.
A experiência de Bituruna demonstra o poder do cooperativismo como ferramenta educacional e como instrumento de transformação social, formando cidadãos mais conscientes e preparados para o futuro.