A Defesa Civil de General Carneiro divulgou, no início da noite quinta-feira, 7, uma atualização sobre os impactos das chuvas que atingiram o município.
De acordo com os números preliminares, cerca de 4.370 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas intensas que causaram o transbordamento de rios e alagamentos em várias áreas da cidade.
Entre os atingidos, 120 pessoas estão desabrigadas e 150 desalojadas, sendo acolhidas temporariamente por familiares e em abrigos improvisados.
Foram feitos cinco resgates ao longo do dia, e a menina de dois anos continua desaparecida.
Os esforços de busca continuam sendo realizados pelas equipes de resgate, incluindo 28 bombeiros militares e brigadistas comunitários. A presença de reforço policial também foi destacada para garantir a segurança e auxiliar nas operações de socorro.
A prefeitura local tem se empenhado ao máximo para garantir a normalização da situação, com 200 funcionários mobilizados para o trabalho de limpeza e restabelecimento dos serviços essenciais, como abastecimento de água, energia elétrica e saúde. A população tem se unido em espírito de solidariedade, com diversos voluntários prestando apoio em diferentes frentes.
Para fortalecer as ações de resposta à emergência, uma equipe da Defesa Civil Estadual foi deslocada até General Carneiro para prestar suporte técnico e estratégico nas ações de recuperação e prevenção.
Uma campanha de arrecadação de donativos está sendo feita no Vale do Iguaçu. O ponte de arrecadação dos donativos é o Corpo de Bombeiros de Porto União.