Município é pioneiro em criação de material de apoio pedagógico para a realidade local

·
Atualizado há 11 anos

Assessoria

O material de apoio pedagógico, confeccionado por meio de parceria firmada entre a Administração Municipal de União da Vitória, Secretaria de Educação e o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (IPES), foi apresentado ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, na tarde de quarta-feira, 22.

Elaborado pelos professores da Rede Municipal de Ensino, com assessoramento dos professores da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciência e Letras de União da Vitória (Fafiuv), agora Unespar, o material aborda os temas que devem ser trabalhados no Ensino Fundamental, com enfoque para a realidade local. “Não se chama apostila, não se chama livro didático. É um material de apoio pedagógico que valoriza as características regionais, a autonomia do professor, uma formação continua e progressiva, e a criatividade do aluno”, explica o diretor-presidente do IEPS, Aurélio Bona.

Acompanhe o diretor do IEPS, Aurélio Bona:

O secretário municipal de Educação, Célio Reginaldo Calikoski, ressalta que o material foi elaborado após a realização de pesquisas, nas quais os professores manifestaram interesse em trabalhar com temas voltados a realidade local e regional.

Conforme o Secretário, os professores que participaram da elaboração deste projeto foram indicados pelas escolas. “Os professores estão diariamente em sala de aula, eles conhecem a realidade. Então, eles sabem o que deve ser trabalhado”, justifica.

A qualidade do projeto foi enaltecida pelo prefeito. “O material é muito rico em informações de União da Vitória. Os alunos vão estudar a arte e a história local, o relevo, a parte geográfica da nossa cidade e da nossa região”, exemplifica. “E esse é o grande diferencial”, acrescenta.

Para Pedro Ivo, a confecção deste material mais uma vez comprova a competência dos professores da rede municipal, bem como do ensino superior. “Estão todos de parabéns. Os professores de União da Vitória são altamente capacitados, e por isso, atenderam as nossas expectativas”, enaltece.

Projeto pioneiro

Pedro Ivo, Célio e Aurélio ainda ressaltam que, este trabalho é pioneiro e já serve de referência para municípios da região.

O material de apoio pedagógico está sendo impresso, e a partir do mês de fevereiro será trabalhado pelos professores da Rede Municipal de Ensino. E, para que esse material seja melhor aproveitado pelos professores em sala de aula, a Secretaria de Educação e o IEPS, prepara a formação de professores durante os dias 3, 4 e 5 de fevereiro, no Cine Teatro Luz.