Doenças que pareciam ser exclusividade dos adultos, como insuficiência renal, pedra nos rins e infecções urinárias, estão afetando cada vez mais as crianças. Atualmente, até os bebês já correm o risco de ter cálculos sólidos em formação dentro dos pequenos rins. Além do desconforto provocado por essa doença, os sintomas são mais genéricos nas crianças, o que pode dificultar o diagnóstico.
Sintomas como febre, dor de caça náuseas, sinais de virose, desenvolvimento abaixo do esperado e incontinência urinária podem estar relacionados a doenças renais. De acordo com especialistas, há casos em que a urina torna-se mais escura, com repetidas infecções urinárias, o que acaba levando à identificação do problema.
No caso de pedra nos rins, o número de casos entre os pequenos está cada vez maior. Apesar de não haver pesquisa ou levantamento de dados específicos sobre o assunto, conversas entre especialistas em urologia têm chegado a esta conclusão.
Os médicos explicam que as mudanças dos hábitos alimentares, com maior consumo de alimentos industrializados e pouca ingestão de água, são uma das causas do crescimento de casos, já que isso favorece a formação de cálculos.
Alimentos ricos em sal, como salgadinhos e sanduíches, provocam aumento da eliminação do cálcio nos rins, o que favorece a formação de cálcio. Além da alimentação, a herança genética também é um indicador de risco, assim como distúrbios metabólicos.