Galhos de eucalipto causam apagão

·
Atualizado há 11 anos

Ao anoitecer em União da Vitória apenas faróis  de carros iluminavam a cidade (Mariana Honesko/Jornal O Comércio)
Ao anoitecer em União da Vitória apenas faróis de carros iluminavam a cidade (Mariana Honesko/Jornal O Comércio)

Após sobrevoarem de helicóptero 63,3 quilômetros da Usina de Foz do Areia, os engenheiros e equipe de emergência da Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) encontraram o problema que ocasionou o desabastecimento de energia nas Cidades Irmãs e região entre às 20 horas de ontem, 26, e às 6 horas de hoje, 27.

De acordo com o engenheiro elétrico da Copel, Nelson Cuquel, devido ao mau tempo, três galhos de eucalipto foram lançados na rede energia. Isso provocou a interrupção no fornecimento. Caso não haja danos à integridade da rede elétrica, o abastecimento de energia poderá ser restabelecido normalmente a partir das 15 horas de hoje. Até lá, picos de energia serão registrados.

Segundo o engenheiro, a equipe de emergência tentou recuperar a energia durante esta madrugada, e o ocorrido não é caracterizado como apagão. “A Copel tem uma tradição de não se envolver com apagões. Não entendemos isso como um apagão, entendemos isso como uma falta de suprimento localizada nessa região”, afirma.

A região afetada pelos galhos de eucalipto fica entre a linha de transmissão de Passo do Iguaçu (União da Vitória) a Foz do Areia.

Cuquel ainda pede para que a população diminua a carga de energia. “Estamos com todas as cargas atendidas, mas não temos a condição de atender a região plenamente. Empresas já diminuíram suas cargas.”

Contudo o engenheiro afirma que a Copel não tem controle das condições climáticas, e pede desculpas e compreensão da população.

Ao todo 74 mil unidades consumidoras ficaram sem energia. A linha afetada atua em 138kV.

Acompanhe o Engenheiro Nelson Cuquel sobre o apagão: