A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está trabalhando para que as unidades consumidoras das Cidades Irmãs recebam água normalmente. Porém apenas União da Vitória tem a situação sob controle, e nas próximas horas tudo deve voltar ao normal. Do outro lado da linha, em Porto União, o problema está nos bairro altos do município. “Nós não conseguimos religar algumas bombas de recalque que abastecem certas localidades mais altas em Porto União, mas temos equipes que já estão trabalhando para recuperar o funcionamento”, afirma Antônio Marcos Vieira, gerente em exercício da Sanepar.
Ainda segundo Vieira o problema da falta de água é em consequência do apagão que começou às 20 horas de ontem, 26, e durou cerca de dez horas. “Todas as nossas bombas são ligadas com a rede de energia da Copel e qualquer coisa que aconteça com a energia afeta nossas bombas. Assim desligam e não temos como religar. A nossa estação de água, que é a nossa maior consumidora de energia, parou a noite toda, mas agora durante o dia já está operando com 230 litros, que é a capacidade normal dela”, explica.
Acompanhe Antônio Vieira sobre o desabastecimento:
A previsão é de que do lado catarinense o abastecimento de água volte ao normal amanhã, 28. Até lá, a Companhia alerta os consumidores para que economizem água.