Aluna da Apae realiza sonho e representa o Paraná no RJ

·
Atualizado há 3 dias

A aluna da APAE de Antônio Olinto, Mariana Karpovicz, de 42 anos, viajou para o Rio de Janeiro e representou o Paraná no 12° Festival Nossa Arte, evento literário que reuniu alunos artistas de Apaes de todo o Brasil.

A trajetória da participação da Mariana deu início no Festival Regional em 2023, onde a aluna se destacou e sua poesia foi a escolhida entre as oito apaes do Conselho de União da Vitória para concorrer no Festival Estadual Nossa Arte.

O Festival Estadual aconteceu em outubro deste ano, onde Mariana Brilhou e sua poesia foi escolhida como a melhor do Paraná.

Foto: Arquivo pessoal.

A delegação de União da Vitória que seguiu para o Rio foi composta pela aluna Mariana karpovicz, Silmara Machado Basílio, Pedagoga da Apae de Antonio Olinto, Itamar Basílio, diretor da Apae de Antonio Olinto e Madalena Diduch, coordenadora regional de Arte e Cultura do Conselho de União da Vitória.

“Foram dias mágicos que a aluna viveu no Rio, com direito a tarde de autógrafo e a entrevista para a Apae Brasil. Agradecimentos a Feapaes Paraná, Feapaes Nacional e a Feapaes do Rio de Janeiro por todo o incentivo e apoio na realização desse memorável evento”, relatou a direção.

Sobre Mariana Karpovicz

Com o título “Eu queria poder voar”, Mariana contou ao Portal RDX em outubro desse ano, que a inspiração da autoria do texto veio em um momento delicado da sua vida, e afirmou nunca imaginar que através disso, iria realizar o sonho de poder viajar para o Rio de Janeiro no mês de dezembro.

“Eu escrevi esse texto quando estava bastante triste, com muita angústia, para poder me expressar através da poesia. E pra mim foi uma alegria de saber que com isso, vou representar o Paraná em um evento a nível nacional. Devo tudo isso aos amigos e professores da APAE”, agradeceu.

Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.
Foto: Edinei Cruz/PORTAL RDX.

Sobre o Festival

Em dezembro, o Rio de Janeiro sediou pela primeira vez o maior evento artístico de pessoas com deficiência intelectual e múltipla de todo o país. A solenidade de lançamento oficial do Festival Nossa Arte 2024 aconteceu no dia 7 de dezembro, no salão nobre do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, sede do governo estadual.

Realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o 12º Festival Nacional Nossa Arte reuniu mais de 2 mil pessoas, entre artistas, acompanhantes e profissionais das Apaes de 22 estados e do Distrito Federal, no período de 9 a 12 de dezembro, no Expomag, localizado no centro da cidade.

O evento contou com apresentações de dança, teatro e música, além de exposição de obras de literatura e de artes visuais. O festival também comemorou os 70 anos da Apae Rio, a primeira do Brasil, no dia 11 de dezembro.