Uma falha ocorrida às 14h03 de hoje, 4, na linha de transmissão de energia que liga as regiões Norte e Sudeste causou “uma pertubação no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocando a interrupção no fornecimento de energia em uma linha de 500 kV nas regiões Norte e as regiões Sudeste/Sul”, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“A falha ocorreu entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões”, diz nota do ONS.
Houve o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.
Ainda de acordo com o Operador, às 14h41 a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. “Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas”, informou.
O apagão atingiu quatro regiões do País, Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste. No Paraná 548 mil unidades consumidoras foram afetadas. Em União da Vitória nenhum apagão foi registrado, apenas as frequentes quedas de energias.
Ainda hoje, a equipe do Portal Vvale conversou com engenheiros do escritório da Copel em União da Vitória e eles confirmaram que os contantes picos de energia nas Cidades Irmãs, se deve pelo alto consumo que ocorre durante o verão.
Ontem, 3, o ONS divulgou o recorde de consumo de energia, causado pela onda de calor, que às 16h32m desta segunda-feira, atingiu 84.331 MW. Somente no sistema Sudeste/Centro-Oeste bateu o recorde de 50.854 MW.