Há cerca de dois meses moradores do bairro São Bernardo em União da Vitória vem sofrendo com o forte cheiro que sai de uma das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) tem instalada na cidade.
De acordo com a adolescente Nátali Eduarda, que mora em frente à ETE, o cheiro fica insuportável no final de tarde. “Ou você morre dentro de casa por causa do calor, ou lá fora por causa do mau cheiro”, ironiza.
A estudante também comenta que as “peladas” dos finais de semana que são realizadas no campo ao lado da Estação foram prejudicadas. “O pessoal que vem jogar bola aqui termina o treino antes porque o cheiro é insuportável. Ninguém aguenta mais.”
O mau cheiro é consequência da falta de cobertura em uma parte do reator que faz o tratamento do esgoto. Durante o processo de tratamento existe a liberação de gases, e alguns deles acabam corroendo a armação da laje que protege o reator de tratamento. “E foi por causa desses gases que a estrutura da laje ficou danificada e rachou”, explica Bolivar Luiz Menoncin Jr, gerente regional da Sanepar.
Gerente da Sanepar fala sobre o problema na ETE:
Ainda segundo o gerente, para que a laje não caísse dentro do reator e danificasse o equipamento, a equipe teve de retirar parte da proteção superior da Estação. “Nós fizemos uma retirada parcial da laje de proteção, por isso a dispersão do cheiro. Mas, esse processo é normal nas estações em função desse ataque dos gases”, reitera.
Contudo, Bolivar afirma que o problema está próximo do fim. Em algumas semanas a obra de restauração será iniciada, a Sanepar está esperando apenas a apresentação das negativas da empresa vencedora da licitação para que as obras comecem.
Substituição de tecnologia
A empresa vencedora também firmou contrato com a Sanepar para realizar a substituição da tecnologia de tratamento. A estação do bairro São Bernardo será reformada com uma nova tecnologia, mas continua no mesmo local.
Outras duas estações serão construídas na primeira fase do contrato. “Uma próximo a entrada do bairro Muzollon, e outra próximo ao antigo Clube Floresta no bairro São Cristóvão.”
Bolivar sobre a atualização:
A estação do bairro Muzollon vai desativar as estações do bairro João Paulo Segundo e Cristo Rei. E a estação do São Cristóvão vai realizar o tratamento de esgoto da região da Avenida Bento Munhoz, bairro Panorama, Conjunto Horst Waldraff I e II. “Podemos então ampliar a coleta e tratamento de esgoto naquela região.”
A expectativa da Sanepar é que as obras de atualização inicem ainda este ano. “O pedido será solicitado nos próximos meses”, afirma o gerente regional da Companhia.
“O que nós queremos é que outras estações sejam construídas. Porque nós (Sanepar e Prefeitura) precisamos aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em até 80% no município”, conta Bolivar.
Bolivar sobre os benefícios da substituição: