No início da tarde de ontem, 10, no Centro Empresarial de Porto União representantes da Administração de Porto União e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) se reuniram para discutir sobre a elaboração do projeto de educação socioambiental que será aplicado no município.
O projeto faz parte de uma lista de itens a serem cumpridos pela Sanepar em Porto União, por meio do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado em dezembro do ano passado, entre Companhia, Instituto das Águas do Paraná e a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).
O vice-prefeito Aloísio Salvatti, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente, Christian Martins, e o Secretário de Finanças, Ricardo Dragoni, responsável pelas negociações, estiveram avaliando as propostas apresentadas. Além disso, estiveram representantes da Secretaria de Educação, Sandra Sass e Silvia Correa, e a engenheira ambiental Adriana Weber.
A equipe técnica na área ambiental da Sanepar apresentou o objetivo do projeto e as necessidades para ele ser implementado. O objetivo é envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nesse trabalho. Será construído um espaço para centralizar as atividades, que serão trabalhadas com os alunos das escolas e, em seguida levadas para a sociedade. O projeto visa trabalhar o ciclo Rio a Rio, em todas as suas fases: desde a captação da água até, depois de todo o processo, o lançamento dos efluentes no rio, bem como a conscientização ambiental envolvida em todo o processo.
Para Salvatti esse é um passo muito importante, pois além da Sanepar cumprir com o acordo feito estará revertendo isso para o bem de toda a população. “Estamos contentes, pois com esse projeto a população irá aprender mais sobre a conscientização ambiental e a importância da água para toda a sociedade”, destaca Salvatti.
A Sanepar afirma que esse projeto servirá de modelo para outras cidades. A equipe pretende com isso capacitar algumas pessoas, que servirão como disseminadoras da ação ambiental. “Estamos confiantes de que esse trabalho servirá como modelo para outras cidades, por isso a equipe se dedicará a fundo nesse trabalho”, diz o gerente geral da Sanepar em Ponta Grossa, Antônio Carlos Gerardi.