Resultado Mutirão de Conciliação em União da Vitória

·
Atualizado há 12 anos

A Vara da Família de União da Vitória informa que o mutirão ocorrido durante esta semana totalizou 40 acordos em 46 audiências efetivamente realizadas, ou seja, em 86,95% dos casos o processo foi encerrado.

Vale lembrar que em algumas audiências não é possível a tentativa de conciliação em razão do não comparecimento de uma das partes, por mudança de endereço sem aviso prévio, ou por não serem encontradas para intimação. Nestas situações, as audiências são novamente designadas, conforme pedido dos advogados ou das partes envolvidas.

Nos casos em que houve acordo e encerramento do processo, as partes envolvidas podem seguir normalmente e tranquilamente suas vidas, já com o seu direito assegurado, com conhecimento daquilo que é devido, ou mesmo as obrigações a cumprir a partir desta data, sem mais as corriqueiras preocupações causadas por uma pendência judicial envolvendo divórcio, pensão alimentícia, ou guarda de filhos.

Ainda este ano ocorrerão novos mutirões de audiência de processos de família em setembro e dezembro. As audiências são realizadas no Fórum local, quando as partes, na presença de advogados, são motivadas e orientadas a encerrar o problema familiar de forma consensual por equipe de conciliadores treinados pelo Juízo.

Em média, caso não ocorra acordo, um processo da Vara de Família dura de um a dois anos até a sentença. Se houver recurso, será necessário aguardar mais um período similar até a decisão final do Tribunal de Justiça.

Caso o acordo não aconteça, o processo segue normalmente. Neste caso, contudo, todos precisam esperar mais um tempo, eis que regras e procedimentos previstos em lei precisam ser observados até o seu término.