A Ponte do Baitaca, localizada no Rio Bonito, região de Santa Cruz do Timbó, está interditada para veículos pesados. De acordo com as informações, para desviar a ponte, caminhões, ônibus e máquinas agrícolas precisam desviar cerca de 22 quilômetros. A comunidade reclama que os alunos precisam viajar de madrugada para poder chegar na escola.
Segundo o prefeito Anízio de Souza, como a recuperação da ponte é urgente, a Defesa Civil de Santa Catarina determinou a liberação de R$ 170 mil para a construção de uma nova ponte. Outros R$ 55 mil serão colocados no orçamento da obra como contrapartida do município. O vice-prefeito Aloísio Salvatti esteve em Florianópolis na semana passada para agilizar a liberação dos recursos. “O problema são os entraves burocráticos. Cada vez que o município completa a documentação surge mais alguma coisa”, reclama. Como a obra é emergencial, foi dispensada a licitação para a construção.
O coordenador da Defesa Civil de Porto União, Ademar Rodrigues Lírio, o Cabo Lírio, disse que a expectativa é que a obra seja liberada nas próximas horas. “A comunidade está sofrendo restrição de tráfego e os alunos estão precisando desviar mais de 20 quilômetros para chegar na escola. O prefeito Anízio está fazendo de tudo para iniciar a obra o mais rápido possível”, garantiu. O projeto já foi finalizado pela Secretaria de Planejamento de Porto União. A ponte tem vão de 12 metros
Rio Jangada
O Kit de Transposição de Obstáculo da Defesa Civil de Santa Catarina, uma ponte, que será instalada na estrada da Fazenda Santa Maria, região do Jangada, chegou ao município no último dia 13. A nova ponte em concreto armado tem 12 metros de comprimento por cinco de largura e substitui a antiga ponte de madeira que existia no local. A estrutura disponibilizada para o município é resultado da solicitação junto a Defesa Civil devido aos prejuízos verificados durante fortes chuvas no ano passado, que colocaram Porto União em situação de emergência.