Da Assessoria da Abert
A Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) lançou ontem, em Brasília, uma campanha pela flexibilização do horário de transmissão do programa A Voz do Brasil, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19 horas.
Assinada pela agência Lew Lara, a campanha pretende mobilizar a sociedade com um abaixo-assinado eletrônico pela aprovação do Projeto de Lei 595/2003, da deputada Perpétua Almeida (PC do B – AC), que permite iniciar a transmissão do programa entre 19h e 22h. A proposta aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados e, caso aprovada, depende apenas de sanção presidencial.
De acordo com o presidente da Abert, Daniel Slaviero, a campanha acontecerá em todas as mídias, mas aposta no engajamento do cidadão, por meio das redes sociais e de um abaixo-assinado eletrônico que pode ser assinado no hotsite da campanha.
Segundo ele, a flexibilização tem amplo apoio popular. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada pela Abert, 68% dos brasileiros são favoráveis à mudança, enquanto 26% se posicionam contrários.
Caso o horário de transmissão seja ampliado, a audiência aumentaria até 13 pontos percentuais, já que 22% declaram que passariam a ouvir mais a Voz do Brasil, conforme o levantamento. Desta forma, haveria um provável encolhimento do grupo de não ouvintes, que cairia dos atuais 59% para 51%.
A pesquisa apontou ainda que 81% da população ouvem rádio, mas que apenas 41% dizem ouvir o programa. Destes, somente 7% ouvem todo o programa.
Foram realizadas 2.091 entrevistas entre os dias 18 e 19 de fevereiro em 135 municípios. Para garantir a representatividade, a amostra mescla entrevistados de todos os estados e classes econômicas, sendo que 39% residem em regiões metropolitanas e 41% no interior. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Importância da flexibilização
A flexibilização amplia o tempo de transmissão do programa e oferece alternativas ao ouvinte que não consegue ouvir o programa às 19h. A medida permite, por exemplo, que a população tenha acesso a informações sobre o trânsito no horário de rush, dentre outros assuntos de seu interesse. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, cerca de 1/3 dos jogos acontecerão às 19h. Sem flexibilização, o rádio não pode transmitir as partidas e informar sobre trânsito e manifestações nas redondezas dos estádios.
História
Quando A Voz do Brasil foi instituída, em 1935, havia 41 emissoras comerciais no país. Nos últimos 79 anos, os governos ampliaram sua rede de comunicação com o cidadão. Apenas a rede de radiodifusão governamental dispõe de 667 emissoras de rádio e TV. Além disso, existem 4619 emissoras comerciais no país e 4970 educativas e comunitárias, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Serviço
O abaixo-assinado por ser acessado em: www.avozqueeuqueroouvir.com.br.
A pesquisa Datafolha sobre o que pensa o brasileiro sobre a flexibilização de A Voz do Brasil pode ser acessada no www.abert.org.br, em Biblioteca.