Mito: Maio não é mais o mês das noivas

A conclusão é que os casais preferem subir ao altar nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro

·
Atualizado há 12 anos

O vestido branco ainda ganha preferência. (FOTO: Wannessa Stenzel)

Ana Rita e Marcelo Lima irão se unir em matrimônio em dezembro de 2013. Os moradores da cidade vizinha de General Carneiro ainda não definiram os detalhes, somente o mês em que irá ocorrer o enlace.

A preferência pelo mês veio em conversas dos mais de cinco anos de relacionamento. Os noivos e a família analisaram que casar em dezembro é melhor em virtude da proximidade dos festejos de final de ano, férias e temperaturas agradáveis.

A escolha do mês não é uma prioridade apenas dos noivos de General Carneiro, mas sim de inúmeros apaixonados espalhados pelo Brasil a fora. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), setembro é o segundo mês que mais se casa no Brasil, principalmente por motivos econômicos. Só perde para dezembro, o mês campeão de celebração.

Dezembro, por outro lado, segundo o IBGE, é o mês economicamente mais rentável para a maioria dos brasileiros, com os abonos extras que os trabalhadores ganham no final do ano. O 13º salário também é um aliado dos gastos do casal.

Vendedora Rita Faraj. (FOTO: Wanessa Stenzel)

Comerciantes concordam
Uma das proprietárias de uma loja cinquentenária em artigos de festa em União da Vitória, Rita Faraj – que atua há 20 anos no ramo, afirma que maio deixou de ser o mês das noivas até para o comércio.

A procura pelos trajes de festa aumenta mais para o final do ano. Aqui em nossa cidade ainda existe a tradição do casamento. O vestido branco ainda ganha a preferência. O vestido tem preços variados.

Catedral
De acordo com a secretária da Catedral Sagrado Coração de Jesus de União da Vitória, Marlice Dombrowski, no ano passado foram realizadas cerimônias de mais de 50 casamentos. Destes, a maioria ocorreu entre os meses de setembro a dezembro.

Agosto é o menos procurado
Segundo o IBGE, agosto é o mês menos procurado para as festa de casamento. Em cada cem cerimônias, apenas quatro são realizadas neste mês. Sites especializados apontam que essa rejeição vem da superstição de que não traz boa sorte se casar neste mês.

Escolha do mês de maio é bíblico
Há muito tempo maio é conhecido como o mês das noivas. No entanto, pouco se sabe sobre a origem deste título. O site da internet “Brasil Escola” explica que o costume foi instituído por influência da Igreja Católica.

O fator predominante seria por ser maio o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, além do Dia das Mães ser comemorado no mesmo mês. Segundo o padre Francisco Greco, da Igreja São Jorge Mártir, “como maio é Mês de Maria e das Mães, a noiva teoricamente é aquela que deseja ser mãe, por isso que talvez tenha nascido essa relação”.

Apesar de ser uma influencia da Igreja, não consta nenhuma passagem bíblica citando algo sobre o mês das noivas. A cerimônia tradicional do casamento se firmou entre os anos de 1534 e 1539.

http://www2.uol.com.br