Energia mais barata em agosto

A intenção do Governo é cortar uma série de impostos que incidem sobre o setor

·
Atualizado há 12 anos

O gerente de departamento de Serviços e Manutenção da Copel de União da Vitória, Jackson Ayres, confirma a boa notícia anunciada pelo Governo na semana passada.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que o governo trabalha em uma Medida Provisória (MP) a ser enviada ao Congresso para renovar as concessões de energia.

A notícia diz que os artigos ainda não foram definidos, mas provavelmente as empresas terão direito a explorar as concessões por mais vinte anos. Como a renovação das concessões vai deixar de remunerar os ativos depreciados, aliada à eliminação dos encargos, a tarifa de energia deve cair pouco mais de 10%.

De acordo com Jackson, o governo fará uma espécie de revolução na área de energia elétrica. “Para tanto serão suprimidos os encargos setoriais promovendo uma redução de tributos”.

Serão eliminados a CCC (Conta de Consumo de Combustíveis), RGR (Reserva Global de Reversão) e CDE (Conta de Desenvolvimento Energético) e, provavelmente, o Proinfa (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica).

Luz para Todos
O programa Luz para Todos, que é financiado por estes encargos, será mantido e que o Tesouro Nacional vai assumi-lo.

Próximo mês
A redução da tarifa tem previsão para acontecer no próximo mês.