Vacina contra dengue chega em fase final de testes

·
Atualizado há 11 anos

Uma vacina contra dengue desenvolvida pela Sanofi Pasteur conseguiu reduzir em 56% o número de casos da doença em testes. Participaram do estudo 10.275 voluntários da Ásia. É a primeira vez que uma vacina experimental contra dengue atinge resultado semelhante em um estudo na chamada fase 3, ou seja, que envGráfico Vacina Dengueolve um número grande de pessoas e é a última antes de ser submetida para aprovação para comercialização.·.

Do total de voluntários, dois terços receberam a vacina e um terço recebeu placebo (dose sem o princípio ativo, para efeito de comparação). Entre os que receberam a vacina, o número de infecções por dengue foi 56% menor do que entre os que receberam placebo.

A empresa também desenvolve atualmente um segundo estudo de fase 3 para avaliar a eficácia do mesmo produto em voluntários da América Latina. Somente no Brasil, 3.550 pessoas foram vacinadas. Os resultados dessa segunda iniciativa devem ser divulgados até o final do ano. Para consolidar os dados dos dois estudos clínicos, a Sanofi Pasteur deve aguardar os resultados obtidos na América Latina, para então registrar o produto e submetê-lo às agência regulatórias dos diferentes países.

Fonte: Sanofi Pasteur