Foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 30, a suspensão das vendas de dois medicamentos. O antigripal Resfenol solução oral gotas, fabricado pela empresa Kley Hertz e o medicamento genérico Cefalexina 500mg comprimido, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro, com validade até 2016.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todo o estoque do Resfenol existente no mercado deve ser recolhido. Ainda conforme a Anvisa, o fabricante não apresentou estudos clínicos que comprovassem a eficácia do medicamento. Desmentindo o fato, a assessoria da Hertz divulgou uma nota a qual esclarece que os estudos clínicos foram aprovados pelo órgão e publicado no Diário Oficial em fevereiro deste ano. “As apresentações comerciais Resfenol cápsulas e Resfenol solução oral comprovaram sua eficácia e segurança clínica através da apresentação de estudos, sendo estes aprovados pela Agência Reguladora, tendo seu registro devidamente renovado através da publicação em Diário Oficial da União em 17/02/2014, Resolução RE nº 505, de 14/02/2014. Dessa forma, reiteramos que a publicação supracitada do dia de hoje, não envolve essas apresentações da marca”, diz a nota publicado em O Globo desta sexta-feira.
Já a Teuto, responsável pelo genérico Cefalexina começou a recolher hoje, voluntariamente, o lote número 09411231. Conforme o comunicado da Anvisa, neste lote estão acondicionados apenas oito comprimidos em uma cartonagem de dez drágeas.