Ação conjunta garante atendimento às famílias que necessitam do apoio do Poder Público

·
Atualizado há 10 anos

No dicionário, uma das definições da palavra solidariedade é: um ato de bondade para com o próximo. E, é exatamente esse o sentimento predominante em União da Vitória, nos últimos dias.

Desde o início das chuvas, e consequente cheia do Rio Iguaçu, muitas famílias ficaram desabrigadas e desalojadas. Algumas perderam tudo, outras quase tudo. Elas precisaram, e algumas ainda precisam de doações, sejam alimentos, roupas, colchões, cobertores, produtos de limpeza.

Para atender essas famílias, muitas pessoas se mobilizaram. O trabalho foi realizado por meio da Prefeitura e Coordenadoria Municipal e Estadual de Proteção e Defesa Civil, com o apoio de órgãos como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, e voluntários. Houve ainda situações, em que às famílias atingidas pela catástrofe foram socorridas apenas por familiares e amigos.

Na central de recebimento de doações, no Ginásio de Esportes do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), a administração municipal e a Defesa Civil contaram, e ainda contam com o auxílio de representantes de entidades como Rotary Club, Lions Clube, Igreja Adventista, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Casa da Amizade, Clube da Juventude Socialista, 6ª Regional de Saúde, e demais instituições e voluntários da comunidade.

Lá, essas pessoas acompanham o recebimento de doações, auxiliam na triagem dos donativos e montagem dos kits, disponibilizados pelos governos estadual e federal, Prefeituras (Itapejara do Oeste, Guarapuava, Carambeí, Pinhais, Fazenda Rio Grande), Corpo de Bombeiros (Curitiba, Maringá, Cianorte, Campo Mourão, Ponta Grossa), empresas e entidades (União da Juventude Socialista, GR Extração de Areia, Sepac, Parati, Uniguaçu, Misty MT Comunicação Visual, Nativa Motos, Videpel, Supermercado Glória, Rede Paranaense de Comunicação, Videplast, Clube dos Alfeiros, Rossa Indústria e Comércio Ltda, ERKS Comércio Varejista de Gás Ltda, Castrolandia – Cooperativa Agroindustrial, Mini TLC, Núcleo Regional de Educação, Farmácia Lunel, Loja Pague 10, Mello advogados, Cia Beal de Alimentos, Força Empresarial para Emergência, Uniuv, Umaflex, Auto Escola Moderna, Igreja Bola de Neve), e pessoas da comunidade e de diversos municípios.

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, ressalta que, imbuídos do desejo de ajudar ao próximo, os voluntários não mediram esforços. “Muitas pessoas anônimas trabalharam nos finais de semanas, feriados, e a noite, quando necessário”, observa. “E, muitas empresas, entidades e pessoas, que não se identificaram também enviaram suas doações”, acrescenta. “A solidariedade da nossa população ajudou muito, e continua ajudando”, conclui.

Ele ainda agradece todos àqueles envolvidos no processo. “A seriedade, o empenho e o comprometimento de todos, garantiram o atendimento básico às famílias que necessitaram do apoio do Poder Público, no primeiro momento”, enaltece.