ENCHENTE: Prejuízo estimado é de mais de R$ 3 milhões em Irineópolis

Na agricultura os prejuízos se concentraram na produção leiteira; produtores de hortaliças também tiveram perdas significativas e quatro pousadas do município sofreram inundações

·
Atualizado há 10 anos

enchente-irineópolis-prejuízos
(Foto: Arquivo).

Em Irineópolis foram poucas as famílias que já retornaram as suas casas devido à enchente. As águas estão demorando a baixar, mas a situação está sendo controlada. A maioria das famílias esta na casa de parentes e nos abrigos do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do Município, Cléris Mauro Schafaschek o prejuízo estimado no município e de mais de  R$ 3 milhões entre danos públicos e privados.

Na agricultura os prejuízos se concentraram na produção leiteira. Produtores de hortaliças também tiveram perdas significativas e quatro pousadas do município sofreram inundações. No início da enchente, após o período de chuvas fortes houve uma estimativa parcial das perdas na produção de leite, contudo segundo o prefeito Juliano Pozzi Pereira, a Secretaria de Infraestrutura realizou um trabalho emergencial para que os produtores de leite pudessem escoar sua produção. “Nas regiões onde as estradas têm trafegabilidade a entrega de produção foi normal. O período de parada e perda foi muito pequeno até onde temos notícia, tudo isso graças a uma ação rápida que fizemos para recuperar principalmente os acessos aquelas regiões onde existe a produção de leite. Demos prioridade a essas situações recuperando bueiros, tirando barreiras, fazendo o necessário para que a produção pudesse continuar normalmente”, afirmou o prefeito.

Os estragos na malha viária do município foram grandes, conforme informações da Secretaria de Infraestrurura, diversas comunidades tiveram alagamentos, entre elas: de São Pascoal, Santo Antônio, Campina dos Pintos, Pedra Branca, Campo do Meio e Rio Preto, além de alguns pontos onde houve desmoronamento. “Encontramos diversos problemas em todo o interior do município. Tivemos bueiros entupidos, quebrados, quebra de cabeceira de pontes, entre outros problemas”, disse o secretário Virlei da Silva.

A Secretaria do Desenvolvimento Comunitário de Irineópolis está recebendo muitas doações para as vítimas da enchente, mas o apelo continua. Estão sendo aceitos colchões, pias de cozinha, geladeiras, fogões, camas, mesas, sofás e outros móveis em bom estado que não estão sendo usados, além de doações de utensílios domésticos como: panelas, pratos, talheres, jogo de copos, vasilhas, entre outros utensílios de cozinha. Ainda nesta semana a empresa Parati S/A de São Lourenço do Oeste realizou a doação de pacotes de biscoitos, barras de cereal e panetones, totalizando mais de 1 tonelada de alimento, para as famílias atingidas pelas cheias do rio Iguaçu. As doações já estão sendo entregues às famílias cadastradas pela Secretaria do Desenvolvimento Comunitário.