As chuvas que caem desde a tarde de ontem voltaram a preocupar União da Vitória e Porto União. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Civil existe um alerta para a formação de ciclone extratropical próximo ao Litoral Sul catarinense. Haverá forte instabilidade climática, especialmente hoje, e sábado, 28, com previsão de volumes significativos de chuva nas regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Já o Simepar disse que está mantida a previsão de chuvas mais organizadas, com acumulados mais expressivos de precipitação, entre a quinta, sexta e o sábado, no Paraná. A tendência é das chuvas, principalmente na “metade sul” paranaense, o que atinge União da Vitória, com volumes significativos de chuva.
Até a tarde de ontem o Rio Iguaçu continuava baixando seu volume em um centímetro por hora. As autoridades de defesa civil local afirmam que não há motivo para pânico, mas que há riscos de novos deslizamentos por causa do solo encharcado. As chuvas que caem nos municípios tem influência praticamente nula no nível do Rio. Técnicos acompanham as chuvas na bacia iguaçuana e nos rios afluentes, que podem interferir na vazão das águas.
A defesa civil dos municípios tranquilizou a população dos dois municípios. Como a vazão está boa, é possível que o resultado de toda esta precipitação passe sem maiores problemas nos dois municípios. Qualquer alteração será comunicada pelas autoridades, por meio de boletins atualizados e reproduzidos nos portais de informação do poder público e dos veículos de comunicação.