Em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de União da Vitória, os conselheiros aprovaram o Plano de Ação para Serviços de Proteção em Calamidade Pública e de Emergência para o Cofinanciamento do governo estadual e o Plano de Ação para Cofinanciamento do governo federal – Sistema Único de Assistência Social. O encontro foi realizado na tarde desta terça-feira, 24, na sede da Secretaria Executiva dos Conselhos.
De acordo com a presidente do CMAS, Liamar da Silva, os Planos foram elaborados em virtude da enchente que afetou o município, atingindo aproximadamente três mil residências, e consequentemente, desabrigando e desalojando entre 12 e 14 mil pessoas.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, que acompanhou a apresentação dos Planos de Ação, a adesão possibilita que o município receba recursos para auxiliar as famílias no retorno às residências. Segundo ela, o primeiro passo é a adesão, e na sequência serão identificadas às reais necessidades dessas pessoas para a aplicação dos recursos.
Na oportunidade, o chefe de Operações da Defesa Civil, Marco Antônio Coradin, relatou as principais ações desenvolvidas para atender às famílias desabrigadas e desalojadas, e importância do trabalho voluntário e da solidariedade da população, bem como o repasse de doações.