Chuvas não interferem na vazão do Rio Iguaçu

Previsão de chuva forte permanece para toda a região

·
Atualizado há 10 anos

chuvas-reproducao
(Foto: Arnaldo Alves / AN-PR).

Mesmo com a chuva de quarta-feira, 25, o Rio Iguaçu seguia seu lento regresso na região de União da vitória. Ontem o nível do Rio baixava cerca de um centímetro por hora na régua da Ponte Machado da Costa. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a chuva caiu em alguns municípios da região sudoeste do Estado, como Francisco Beltrão e Coronel Vivida, e também da região sul, em Palmas e União da Vitória. Ainda segundo o Simepar, a previsão é de que chova mais de 100 milímetros na metade sul do Paraná até amanhã. A média normal de chuva para o mês de junho na região é de 138 milímetros. No entanto, os técnicos dizem que pode chover entre 15 e 30 milímetros por dia, de forma mais irregular e se concentrando em áreas isoladas.

De acordo com os meteorologistas, a variação da intensidade da chuva é pontual, a média de chuva que deve cair na região sul nos próximos dias pode variar para mais, ou para menos, dependendo da localidade. União da Vitória teve o Decreto de Estado de Calamidade Pública reconhecido pelo Governo Federal na quarta-feira em decorrência à chuva que atingiu todo o estado neste mês de junho.

Como choveu 298 milímetros apenas nas duas primeiras semanas do mês em União da Vitória (número que representa o dobro do esperado para o mês), o nível do Rio Iguaçu chegou a 8,13 metros no dia 18 de junho. Vale lembrar que o nível normal na região é de 2,5 metros. A chuva deve enfraquecer na noite de amanhã, no Paraná e em Santa Catarina. Domingo as temperaturas caem e as chuvas devem cessar.