Por Mariana Honesko
O mata-mata começa logo mais, às 13 horas. O Brasil vai enfrentar pela quarta vez o Chile. Um breve passeio pelo histórico das disputas dá tranquilidade ao time de Luiz Felipe Scolari. A seleção brasileira ganhou todos os jogos, inclusive nos dois mais recentes, em 1998 e 2010, justamente nas oitavas de mundiais.
Mesmo assim, a seleção chilena não está desacredita. Nem pelo técnico do Brasil que, recentemente, disse que, se pudesse, escolheria outra seleção para enfrentar. Os jogadores também elogiam o Chile, mas os chilenos, por outro lado, adotaram o discurso de “mudar a história”. Hoje, eles entram para ganhar.
Papo na rede social
Nas Cidades Irmãs o número de chilenos, sejam visitantes ou moradores da terrinha, não é expressivo. Mas, na rede social, eles se reúnem com força e o grito ecoa longe. A vontade de virar a página da história e derrotar o Brasil é grande.
No Facebook são especialmente curiosas as postagens da página “Chilenos no Brasil”. A mais recente procurou saber os palpites da torcida sobre o duelo de hoje. As respostas são otimistas, falam em goleada sobre o Brasil e tem frases de impacto como “empurrão”. “A pesar que la historia no nos abala, estamos convencidos en que este sábado podemos doblarle la mano al destino”, diz um dos tópicos, uma referência às três derrotas do país para os brasileiros. A torcida replica-se nos comentários e nos compartilhamentos dos “posts”.
Os chilenos parecem saber de seus limites mas apostam na vitória. É esperar para ver: logo mais, às 13 horas, Chile e Brasil enfrentam-se no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Seleções já se enfrentaram
1962
Brasil vence por 4 a 2
1998
Brasil vence por 4 a 1
2010*
Brasil vence por 3 a 0
* Jogo foi também nas oitavas de final e curiosamente, em um 28 de junho.