O hino nacional cantado à capela por milhares de pessoas embalou o discurso do governador Beto Richa (PSDB) durante a Convenção Estadual do PSDB-PR, na manhã deste domingo (29), em Curitiba. O ato político consolidou o apoio ao nome do tucano à reeleição no governo do Paraná, e à candidatura do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, à presidência da República.
“Agradeço o apoio recebido e pelo compromisso com o projeto que vem mudando o estado do Paraná”, disse Richa. “O momento é de dar continuidade ao projeto que juntos iniciamos. Aceito sim esta missão, e desde já convoco a todos para marcharem comigo, porque o melhor ainda está por vir”, continuou.
“Posso garantir com toda a segurança: o Paraná de hoje é melhor do que era há quatro anos. Conseguimos tirar o Paraná da inércia. Temos diante de nós um futuro promissor”.
Avanços
Em seu discurso, o tucano destacou os avanços conquistados durante a permanência do PSDB no governo, que levaram o Paraná a ser o terceiro maior estado gerador de empregos com carteira assinada, segundo o Ministério do Trabalho, com um crescimento de 5% no Produto Interno Bruto (PIB). Em comparação, no ano passado, o PIB brasileiro ficou em apenas 2,3%.
“Temos números que nos orgulham muito. Posso assegurar que em todas as áreas da administração, e podem comparar, em três anos e meio de governo fizemos mais do que nos oito anos de governo anterior. Cito aqui a industrialização, ao passo que antes as empresas iam embora do Paraná, temerosas pelos maus tratos do governo anterior, por falta de programas de atração de investimentos, falta de diálogo, de segurança jurídica. Hoje, é o maior ciclo industrial da nossa história”, ressaltou, em entrevista coletiva à imprensa.
“Temos obras de casas populares, algumas já entregues, em todos os municípios do estado. Em oito anos anteriores, foram construídas 18 mil casas apenas. Hoje, já temos mais de 70 mil, em três anos e meio de governo”, acrescentou.
Apoio
Durante a convenção, foram exibidos vídeos de apoio à candidatura de Richa ao governo paranaense, gravados pelo ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, pelo senador Aécio Neves, pelo ex-ministro José Serra e pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, também candidato à reeleição.
“O Brasil pede renovação. Precisamos nos inspirar no Paraná, que avança sempre. O que vemos hoje é fruto do trabalho dos paranaenses e da boa condução política, que assegura desenvolvimento e tranquilidade, que é o que o povo brasileiro precisa”, afirmou Fernando Henrique.
Enquanto José Serra defendeu que Richa “traz a renovação junto com a tradição”, por conta do histórico político de seu pai, o ex-governador José Richa, Alckmin ressaltou que o Brasil precisa de sua vitória, e Aécio reiterou a necessidade de um projeto “onde decência e competência possam caminhar juntas”.
“Há uma enorme expectativa em todo o Brasil. O novo somos nós, pela nossa história, nossas práticas. Mais do que nunca é a hora da verdade, de coragem para fazer as mudanças necessárias”, disse o candidato do PSDB à presidência da República.