Emagrecer é um desejo da maioria das pessoas, principalmente porque o número de pessoas acima do peso ideal cresce a cada dia. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, o excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos anos. A proporção de pessoas com excesso de peso avançou de 43,2%, em 2006, para 51%, em 2012. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 17%.
O processo de emagrecimento é difícil e doloroso para quem precisa muito perder peso. Principalmente, quando esse desejo ultrapassa a vaidade e envolve a saúde. Nesses casos, a necessidade é ainda maior. Para isso, as pessoas recorrem a tratamentos clínicos, acompanhamento de especialistas como nutricionistas, preparadores físicos e psicólogos.
Mesmo assim, muitos não conseguem eliminar os quilos extras.Nesses casos de super obesidade, as pessoas podem recorrer à colocação do balão intragástrico, um procedimento que reduz a capacidade do estômago pela metade e provoca a perda de apetite e a saciedade, auxiliando no emagrecimento. Mas é importante se consultar com um médico que avalie o caso para recomendar ou não o uso do balão. Vale ressaltar que este é apenas um tratamento temporário, não é definitivo.