Rossoni apresenta três projetos para retomar produção de energia eólica no Paraná

·
Atualizado há 10 anos

valdirrossoni-divulgação
(Foto: Arquivo).

O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) tem três projetos tramitando na Assembleia Legislativa que autorizam a instalação de um parque eólico na região de Palmas, Sul do Paraná. As usinas movidas a vento farão parte dos complexos ‘Rota das Araucárias’, ‘Água Santa’ e ‘Serra da Esperança’. Quando concluídas, deverão ter capacidade de atender 300 mil habitantes em suas 74 torres. Os projetos já foram aprovados na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aguardam parecer da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente antes de irem para votação em plenário.

Com o aproveitamento dos campos de Palmas, Rossoni pretende retomar os investimentos em usinas eólicas no Paraná. “Queremos resgatar o tempo perdido”, disse. A região foi uma das primeiras a ter esse tipo de usina instalada, no final da década de 90. “Quando acabou o governo Jaime Lerner o projeto foi abandonado. Hoje vemos centenas de torres em Santa Catarina, enquanto o Paraná parou no tempo. Com esse novo parque eólico, temos a certeza de que os ventos de Palmas vão proporcionar uma melhora na qualidade do sistema de energia elétrica, gerando empregos e o desenvolvimento sustentável”, afirmou o deputado.

Rossoni disse que, além de produzir uma energia totalmente limpa, o parque eólico será importante para aumentar a capacidade energética do país. “Vivemos com o risco de apagão devido à má gestão federal no setor energético. Iniciativas como essas devem ser apoiadas devido ao baixo impacto ambiental e o alto investimento que será feito na região.”