Empreendedores afetados pelas chuvas têm crédito da Fomento Paraná

·
Atualizado há 10 anos

fomentoparana-empreendedores-enchente
(Foto: Agência de notícias do Paraná).

A diretoria da Fomento Paraná, instituição financeira do governo estadual, definiu os critérios e aprovou linhas de crédito para apoiar a recuperação da atividade econômica nos municípios que decretaram situação de emergência ou calamidade pública por causa das chuvas do início do mês passado. De acordo com a Coordenação Estadual da Defesa Civil, as chuvas atingiram 154 municípios, provocando prejuízos que podem chegar a 1 bilhão de reais. A Fomento Paraná vai disponibilizar linhas de crédito específicas para auxiliar os empreendedores a retomarem as atividades, e para que os próprios municípios possam recuperar a infraestrutura e bens públicos afetados.

União da Vitória, Guarapuava e Rio Negro, os 3 municípios mais afetados, vão ter acesso a financiamentos que somam 10 milhões de reais pelo Sistema de Financiamento aos Municípios, com juro zero. Para os demais municípios em estado de emergência ou calamidade pública que possuem operações de financiamento com a Fomento Paraná, vai ser concedida um prazo de até seis meses para retomar os pagamentos dos empréstimos.

A perspectiva é que, dessa forma, possam ser redirecionados pelos municípios até o fim do ano mais de 45 milhões de reais em recursos que seriam usados para amortizar financiamentos em andamento. Os gestores dos municípios interessados nesse suporte financeiro deverão procurar a diretoria de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, ou os escritórios regionais do Paranacidade.

No âmbito do setor privado, está sendo disponibilizada uma linha especial para atender microempreendedores afetados pelas chuvas, com prazos e taxas diferenciadas. A Fomento Paraná já vem promovendo ações em conjunto com os municípios afetados para divulgar essas linhas de crédito. Mais informações estão disponíveis no site www.fomento.pr.gov.br.