A Defesa Civil de União da Vitória trabalha no sistema de força tarefa para concluir o repasse das doações para pessoas que sofreram com as inundações do Rio Iguaçu, durante o mês de junho deste ano. A ação tem o apoio das secretarias de Assistência Social, Obras e Saúde, 5º Batalhão de Engenharia e Combate de Porto União e Polícia Militar e está sendo realizada nesta terça-feira (15/07), quarta-feira (16/07) e quinta-feira (17/07) por grupo superior a 70 pessoas. Regiões, ainda descobertas do atendimento, recebem os kits alimentação, limpeza, higiene pessoal e dormitório.
O repasse faz parte da 2ª etapa de atendimento. “Esperamos que nesta semana possamos encerrar as atividades da Defesa Civil no sentido da distribuição de donativos”, esclarece o chefe de Operações, Marco Antonio Coradin. Num primeiro momento, durante o período em que cerca de 40% da parte urbana do município ficou inundada, foram entregues, aproximadamente, 3.500 cestas de alimentos em diversos locais do município. Esse atendimento pode ser acessado por todos os prejudicados pela enchente e carentes do apoio.
Esse segundo momento foi planejado com o objetivo de prestar apoio para o maior número de pessoas atingidas. Assim, de posse das informações sobre cada rua e local que foi inundado, duas equipes coordenadas pelo diretor de Assistência Social, Sidnei Cieslak, e pelo funcionário Márcio Roieck visitam todas essas residências. Moradores que não puderam esperar em suas casas foram orientados em deixar um documento de identificação com o vizinho. Do contrário, os ausentes foram listados e poderão ser atendidos posteriormente. O intuito é finalizar esse trabalho com o repasse total de 4.000 kits.
Identificação e transparência
Imbuídas da perspectiva de que as pessoas que doaram ter o direito de saber do destino final dessas doações, a Defesa Civil e a prefeitura cadastram cada beneficiário. “Elas querem que isso ocorra de forma transparente”, observa Sidnei Cieslak. “Dar transparência ao processo, com lisura” outra perspectiva é prestar contas tanto às pessoas, quanto ao Governo Federal e Estadual. Disso a importância de identificar cada morador, inclusive para evitar ações fraudulentas.
Segundo ele, a prefeitura deu prioridade à ação que ocorre nas últimas três semanas, por determinação do prefeito Pedro Ivo Ilkiv. “Continuamente, o nosso prefeito tem buscado informações e exigido que todo o trabalho atenda da melhor maneira possível. E é nisso que estamos empenhados, desde o início do atendimento em todos os setores da Defesa Civil”, frisa Marco Antonio Coradin. “Temos muito a agradecer aos servidores e voluntários pelo excelente serviço prestado”, completa.