Um interessante estudo sobre doenças cardíacas e sua reincidência aponta interessantes dados sobre a saúde do coração. Um dos pontos que mais chamam atenção no Primeiro Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca é a constatação de que 40% das reinternações por doenças do coração poderiam ser evitadas. Atribui-se à interrupção do uso de medicamentos e realização de dietas incorretas a responsabilidade das recaídas e reinternamentos.
O estudo aponta que são duas as doenças principais que levam à insuficiência cardíaca: a cardiomiopia, quando coração não bombeia quantidade de sangue suficiente ao corpo, comprometendo um dos lados do coração; e a doença arterial coronariana (DAC), que causa estreitamento dos vasos sanguíneos que levam oxigênio e sangue ao órgão.
Segundo o registro, 50% dos casos de internamento por doenças cardíacas têm reincidência após alguns meses de alta e que apenas 35% dos médicos orientam pacientes corretamente quanto ao uso de medicamentos.O Primeiro Registro Brasileiro de Insuficiência Cardíaca foi realizado com 1200 pessoas e foram pesquisados 57 hospitais públicos e privados de todo País.
Da Agência Graffo