Por Mariana Honesko
A semana que começou com sol forte e calor também iniciou com muito trabalho. Ontem, parte da equipe de organização da Festa Nacional da Costela esteve no pavilhão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fronteira da Amizade, onde o evento ocorre.
Na parte interna da área que será usada na festa, as ações envolveram a colocação dos sinais de alerta em caso de emergência. Do lado de fora, as máquinas da prefeitura trabalhavam na terraplanagem dos espaços que serão usados pelas empresas e expositores.
O vice-prefeito, Jair Brugnago, supervisionou a intervenção e lembrou os desafios envolvendo locais úmidos e, há pouco, afetados pelas cheias do Iguaçu. Ainda assim, ele garante que até amanhã, as máquinas saem de cena para que as empresas iniciem sua instalação. “A prefeitura está fazendo o nivelamento do terreno. Estamos usando a pedra do local mesmo para esta ação”, explica.
A exceção, contudo, ficou por conta do espaço que então abrigava um pequeno imóvel de madeira. Abandonado e anteriormente palco das então populares “rinhas” de galo, a construção foi derrubada e em seu lugar, uma grande terraplanagem ocorre. “Neste ponto usamos dez cargas de pedra e oito de terra”, observa Brugnago. Sobre o terreno, um grande pavilhão, provavelmente de múltiplo uso, será disponibilizado aos visitantes.
Cobertura especial de imagens
Também nesta segunda-feira, a equipe da Produtora Skill FX, de Porto União, instalava e testava seus equipamentos. O grupo é especializado em coberturas de imagens e aposta na qualidade de fotografias e de vídeos como pacote de divulgação da festa.
Conforme Jaime Junior, José Junior e Paulo Catec, profissionais da produtora, os três dias de festa também poderão ser assistido de casa, a partir de um link, disponível no Portal Vvale. Até lá, a Skill FX trabalha no registro da preparação da área de toda a estrutura “Vamos fazer um vídeo, acelerando as imagens, mostrando tudo o que foi feito, até o início da festa”, revela, sem contar tudo, Jaime Junior.
Nos dias do evento, até seis câmeras estarão registrando toda a movimentação. A novidade fica por conta do Drone, novidade na produtora e responsável pela captação de ângulos pouco prováveis.
Contagem regressiva
Esta é a sétima edição de uma das festas mais convincentes, populares e aplaudidas da região. Neste ano, o evento é acompanhado por grandes mudanças. A principal envolve o calendário. Antes realizada em março, a Festa da Costela aposta na comemoração da Semana Farroupilha como atração extra e, por isso, migrou seis meses na “folinha”.
Em busca de evolução e profissionalização, a Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv) se alia com o CTG. A prefeitura de União da Vitória, que nas edições anteriores era a realizadora da festa, este ano participa como apoiadora. Nesta edição a Festa acontece nos dias 12, 13 e 14.
Além de apresentações tradicionalistas, shows nacionais e exposição de marcas nacionalmente conhecidas também marcam o evento. No palco, a dupla Jean e Julio, Conrado e Aleksandro, Grupo do Bola e Lucas Lucco, se apresentam. A programação completa está no site da Festa da Costela. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3522-2032.
Semana Farroupilha
O CTG não soube informar ainda a programação de comemoração da Semana Farroupilha. Por enquanto, o que se sabe, é que ela ocorre, ainda que de maneira simbólica, durante o evento. A Chama Crioula, tradicional entre os gaúchos, será acesa durante a festa. Nela, ocorrem ainda apresentações mais pontuais, em forma de Tertúlia.