O Paraná conquistou 11 medalhas na Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das Américas, que teve seu encerramento neste domingo (07), em Belo Horizonte. Os alunos do Senai trouxeram duas medalhas de ouro, uma de prata e sete de bronze, além de 20 diplomas de excelência – concedidos aos competidores que alcançam notas acima de oito. Os alunos do Senac trouxeram ao estado mais uma medalha de bronze.
O Senai é ouro com Alesson Lopes, aluno da unidade da CIC, campeão da modalidade de Modelagem de Protótipos. Ele conta que se preparou durante quatro anos para esta vitória. “Tracei a meta de estar aqui desde o meu primeiro dia no Senai. A medalha no peito aumenta a responsabilidade de representar o meu Estado, mas também dá mais força e experiência . O caminho daqui até a WordSkills vai ser longo e vou segui-lo com dedicação total”, disse, referindo-se ao torneio mundial de educação profissional que acontece em agosto de 2015, em São Paulo, reunindo os melhores de todo o mundo.
O outro ouro paranaense é de Patrícia Villas Boas, deficiente auditiva, que conquistou o primeiro lugar na ocupação de confecção para pessoas com deficiência. A aluna de Cianorte explica que a vitória significa muito para ela. “Aprendi muito e essa medalha vai acrescentar muito na minha vida profissional. Foi uma grande vitória para mim e este prêmio tem um significado especial porque ele contribui para dar mais visibilidade às pessoas que superam suas deficiências”, ressaltou. Além do ouro em sua modalidade, Patrícia foi eleita a melhor competidora da delegação paranaense.
A medalha de prata foi conquistada pela dupla de robótica móvel, Fernando Brito e Marcelo Sedoski Junior. Já as medalhas de bronze são dos alunos Edwin Duarte, da CIC, em Desenho Mecânico; Ciomar Molleta Junior, de São José dos Pinhais, em Construção de Moldes; Lucas Ivankio, da CIC, em Eletrônica Industrial; Wellington Kruk, do Campus da Indústria, em Administração de Sistemas de Rede; Carlos Frassate, do Campus da Indústria, em Sistemas de Construção Drywall; Alex de Souza, do Campus da Indústria, em Tecnologia de Moda; Kennia Passos, do Campus da Indústria, em Vitrinismo; e Lais Almeida, do Senac de Caiobá, em Serviços de Restaurante.
Orgulho – O diretor do Senai Paraná, Marco Secco, avalia como excelente o desempenho da delegação paranaense. “Estou muito orgulhoso de todos os nossos alunos. Esse é o fruto do nosso trabalho, é o reflexo da qualidade da educação que oferecemos a esses jovens. O nível de nossos competidores foi muito alto e conseguimos com isso nos destacar”, comemora o diretor.
As provas da Olimpíada aconteceram de 03 a 06 de setembro, em Belo Horizonte. O número de inscritos foi sete vezes superior ao registrado na primeira edição da competição, realizada em 2001. Em 2014, a disputa contou com mais de 800 competidores e atraiu cerca de 300 mil visitantes no ExpoMinas, na capital mineira. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do Senai, do Senac e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, fizeram parte das provas.
Os dois melhores colocados na etapa nacional irão concorrer a uma vaga para a competição mundial, a WorldSkills, que em 2015 acontecerá em São Paulo. No caso das ocupações que contam com alunos “top one”, a disputa será entre ele e o 1º colocado da nacional.