Paulo Frontin abraça campanha de doação de sangue

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

doação-sangue-arquivo
(Foto: Arquivo).

Começou há pouco mais de um mês a campanha de promoção à doação de sangue e inclusão no cadastro de doadores de medula óssea. Os gestos são novidade em Paulo Frontin (PR) e chegaram à cidade por iniciativa da assistente social Andrea Soraia Blaskievicz. A profissional carrega uma história de amor à causa: há oito anos, ela vive sem a pequena Natália, sua filha que perdeu a guerra para a leucemia, quando tinha sete anos. Desde então, Andrea encampou a bandeira e promove as campanhas, ora de doação de sangue ora de inclusão de mais pessoas no cadastro de doadores da medula óssea. “Ninguém faz nada sozinho. Todos nós precisamos de alguém um dia e se Deus nos colocou para fazer algo, vamos fazer”, sorri.

Em União da Vitória, Andrea já teve sucesso. Agora, é a vez de Paulo Frontin, onde trabalha há cerca de dois anos. Por lá, encontrou apoio na prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde e da Assistência Social. “Estamos bem no início da campanha. Nossa parceria envolve também o Cisvali. O Banco de Sangue de União nos cede transporte, uma vez por mês. Os pacientes saem daqui e vão doar”, explica. Em Paulo Frontin, o agendamento dos interessados e aptos para a doação ocorre de maneira antecipada.

Para participar, além de boa saúde, basta ter vontade de ajudar. A cidade, vizinha de União da Vitória e também assistida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), estreou no programa com 13 pacientes. A aposta é de que agora, na segunda visita já marcada para a próxima semana, o número de voluntários seja ainda maior. “Na primeira, tivemos pessoas que nunca tinham doado sangue”, lembra Andrea.

Adolescentes podem doar sangue

Maiores de 16 anos, conforme a nova legislação sobre o assunto, também podem participar do gesto. Mas, para isso, o adolescente precisa estar com sua documentação em dia e na coleta, acompanhado pelos pais ou responsável.

Banco de Sangue precisa de doadores

De acordo com a equipe de atendimento da unidade, o banco em União da Vitória está aberto para o cadastro de novos doadores. Neste momento, a baixa atinge os estoques do sangue B e AB, ambos “negativo”.

A coleta de sangue é feita de segunda à quinta-feira, a partir das 13h30. Já o cadastro de medula óssea, também pouco procurado no momento, pode ser feito todos os dias, inclusive nas sextas-feiras. Neste caso, uma pequena amostra de sangue será coletada. A tipagem e o nome do doador, a partir disso, ficam cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Aí, basta esperar pela compatibilidade de quem precisa.