Na sexta-feira, 12, foi realizado o primeiro encontro das primeiras Damas da Associação dos Municípios do Sul Paranaense (Amsulpar), para apresentar as ações que serão realizadas em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de União da Vitória para o Outubro Rosa.
Na oportunidade estavam presentes as primeiras Damas, Aryadne Machiavelli, do município de Antônio Olinto, Aparecida de Fátima franco dos Santos, do município de Paula Freitas, Rosa Boyko Szaykowski, de Cruz Machado e Janete Weber do município de General Carneiro.
Estiveram presentes também os secretários de saúde dos nove municípios que compõe a Amsulpar juntamente com os coordenadores responsáveis pelo do outro rosa. Também participaram do evento as representantes da RFCC, e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), Margarete Cristina Sá representando a secretária da família e Fernanda Nhoatto da secretária do trabalho.
O presidente da Associação e prefeito de Cruz Machado Antônio Luis Szaykowski, abriu o evento agradecendo a presença de todos e enfatizou a importância do outubro rosa, bem como a prevenção do câncer de mama e outras doenças que atinge as mulheres. Ele reforçou a importância da prevenção e ressaltou o apoio da Amsulpar para a campanha.
Na sequencia a primeira prefeita da Amsulpar e também da região, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, do município de Porto Vitória, falou sobre a experiência em ser a primeira prefeita da região, e sobre a importância do papel da mulher no meio político e administrativo. Marisa também reforçou a Campanha Outubro Rosa e a prevenção de doenças, principalmente do câncer de mama.
Violência contra a mulher
Além da apresentação das ações que serão desenvolvidas no mês de outubro, e a importância da prevenção de doenças, a Jornalista Elaine Schmitt e a historiadora Dulceli Ponet Estacheski, representantes do grupo Feminista Mais que Amélias, falaram sobre a importância do papel da mulher na sociedade, e também apresentaram dados referentes á violência contra mulheres.
Segundo Dulceli, o Paraná é o terceiro estado com maiores índices de homicídios femininos, e União da Vitória ocupa 46 º lugar entre os estados do Brasil com maior casos de homicídios contra mulheres. Os dados estão publicados no Mapa da Violência, divulgado em 2012.
Mais que Amélias
O Grupo Feminista Mais que Amélias foi idealizado para unir homens e mulheres que lutam em prol da igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher, seja ela física, verbal ou psicológica.
Fortalecimento pessoal
Na oportunidade também foi realizada uma breve palestra com Fernanda Lebz Ravanello, consultora terapêutica. O enfoque da atividade foi voltada para questões sobre a importância do autoconhecimento pessoal, e de que forma isso irá contribuir para cada indivíduo. “As pessoas precisam ter autoconhecimento para se fortalecerem como pessoa, como família e como profissional” explica Fernanda.
A RFCC, encerou as atividades com a apresentação das ações que serão desenvolvidas na campanha Outubro Rosa, que será lançada no começo do mês, e agradeceu a parceria com os municípios da Amsulpar, e o apoio prestado pela Associação.