Aceuv e CTG divulgam prestação de contas da 7ª Festa Nacional da Costela

·
Atualizado há 6 anos

Da Assessoria da Aceuv

prestaçãocontas-festadacostela-uniaodavitoria
(Fotos: Eduardo Carpinski).

A união de duas entidades, a Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv), – entidade que representa a classe empresarial e o Centro de Tradições Gaúchas Fronteira da Amizade (CTG), – que tem à frente os responsáveis pela perpetuação da cultura gaúcha na região, garantiu o sucesso da 7ª Festa Nacional da Costela.

Prova disso foram os resultados apresentados na tarde de quarta-feira, 24. Diante da imprensa e parceiros envolvidos no evento, no gabinete do prefeito Pedro Ivo Ilkiv, o presidente da Aceuv, Caíque Agustini, fez a entrega oficial da prestação de contas.

Realizada de 12 a 14 de setembro, no CTG Fronteira da Amizade, a sétima edição da Festa mais popular da região serviu de termômetro para significativas mudanças, tanto no calendário do evento, quanto em sua gestão. Em edições anteriores, organizada pela prefeitura de União da Vitória em parceria com o CTG, em 2014 a Aceuv assumiu a organização ao lado do Centro de Tradições Gaúchas.

A prefeitura entrou como apoiador por meio de um repasse financeiro que viabilizou a contratação da estrutura externa da Festa. “Acredito que atingimos todos os objetivos. Esse foi o ano que investimos menos recursos (R$ 125 mil), mas foi o ano que se obteve um melhor resultado. Apostar na entrada da Aceuv ao lado do CTG, como realizador, foi um grande acerto”.

O discurso positivo do prefeito foi compartilhado em uníssono pelos que prestigiaram a entrega. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Luilson Schwartz, o saldo positivo vai além do público presente, que foi de cerca de 51 mil pessoas. “A Festa da Costela dá visibilidade para União da Vitória, além de toda a movimentação que gera no comércio local e na rede hoteleira”. Segundo levantamento feito pela Aceuv a lotação da rede hoteleira de União da Vitória e Porto União nos três dias de evento foi de 90%.

O bom resultado da Festa está registrado em números e gráficos dispostos no documento entregue ao prefeito. De acordo com a pesquisa realizada após o evento, via internet, 90% das 230 pessoas que responderam ao questionário aprovaram a 7ª Festa Nacional da Costela. “Este resultado contribui para que o grupo responsável pela festa de 2015 se sinta estimulado a fazer um evento cada vez melhor. Quero agradecer mais uma vez ao apoio da prefeitura, que sem esse convênio a Festa não seria possível, e também ao CTG, com quem fizemos uma parceria que realmente deu certo”, afirma Agustini.

Mudanças aprovadas também dentro do galpão

Neste ano o CTG apostou na mudança da forma de comercialização da costela. Pela primeira vez, dentro do galpão, para o almoço e para a janta foi oferecido o buffet a quilo. “Os números também são a prova que os presentes na Festa aprovaram a mudança. Essa nova medida, além de ser prática, evita o desperdício”, comenta o patrão do CTG, Ageu Ferreira de Castro. Para ele, a entrada da Aceuv na gestão do evento só trouxe benefícios ao Centro de Tradições Gaúchas. “A Aceuv é a entidade mais recomendada para fazer essa gestão e comercialização dos espaços no evento. Nós somos do ramo alimentício, sabemos assar carne e, tendo como parceira uma entidade que administre o restante, para nós, é essencial”.

Prestação de contas disponível

A mesma prestação de contas entregue ao prefeito está disponível para a comunidade. Clique aqui e obtenha todos os dados fornecidos .

A festa em números

cerca de 51 mil pessoas nos três dias de festa

14.760 copos de chopp

18.300 latas de cerveja

3.276 garrafas de água

4.219 salsichas (Bockwurst)

5.164 unidades de X-Costela

32 Kits Costela

1.636 almoços por quilo