Opções locais não faltam para os eleitores de União da Vitória e região. Cinco candidatos de União da Vitória disputam a preferência do eleitor para as eleições de 5 de outubro. Três deles são novatos, nunca disputaram uma eleição estadual. Outros dois já foram candidatos à deputado estadual. A Comarca do município possui duas zonas eleitorais: a 33ª Zona, que compreende os municípios de União da Vitória e Paula Freitas e a 153ª Zona Eleitoral, que compreende os municípios de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Porto Vitória e Paulo Frontin.
De acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e o Tribunal Superior Eleitoral, a microrregião de União da Vitória tem 91.807 eleitores em sete municípios da Associação dos Municípios da Região Sul do Paraná (Amsulpar).
Nas eleições de 2010 os quatro candidatos à deputado federal mais votados em União da Vitória foram Assis do Couto (PT) 973 votos; Nelson Padovani (PSC) 658 votos; André Zacharow (PMDB) 496 votos; João Arruda (PMDB) 491 votos e Ratinho Junior (PSC) 255 votos. Já os candidatos à deputado estadual mais votados foram Valdir Rossoni (PSDB) 5.140 votos; Péricles (PT) 1.368 votos; Anibelli Filho (PMDB) 578 votos; Gilson de Souza (PSC) 372 votos; Toninho (PT) 341 votos e Alexandre Curi (PMDB) 337 votos.
Quem são os candidatos em 2014
É preciso esclarecer que esta reportagem foi pensada somente para identificar e traçar um perfil dos candidatos locais. Veja quem são os candidatos e seus respectivos perfis:
Santin Roveda (PR)
Candidato à deputado estadual pela Coligação Paraná Mais Forte, Santin Roveda, 32 anos, é filho de Hilda Adâmio e Airton Roveda. Candidato pela primeira vez, Santin tem curso superior e é empresário no ramo de mineração.
Hussein Bakri (PSC)
Candidato pela segunda vez. Concorreu em 2010 pelo PSDB e obteve 31.879 votos. Atualmente no PSC, Bakri, de 49 anos, é novamente candidato à deputado estadual.
Marcelo Roveda (PV)
Candidato à deputado estadual pela primeira vez, Marcelo Roveda, de 44 anos, é casado e concorre pela Coligação Paraná por Você (PV/PPL). De acordo com dados fornecidos pelo TSE, o candidato se declara agricultor e tem formação superior.
Anderson Renan Pacheco (PSL)
Candidato à deputado estadual também pela primeira vez, Anderson Renan Pacheco tem 30 anos e é candidato pelo Partido Social Liberal (PSL). Segundo dados do TSE, o candidato é Servidor Público Municipal e tem o ensino médio completo.
Eugênio Covalchuk Primo (PV)
Candidato pela Coligação Paraná por Você (PV/PPL), Eugênio Covalchuk, de 55 anos, estreia como candidato à deputado federal. Escrivão de Polícia, o candidato tem formação superior.