Assembléia em foco

·
Atualizado há 10 anos

Novos deputados

A renovação na Assembleia Legislativa para a próxima legislatura será de quase 40%, ou seja, 21 novos deputados assumem no dia 2 de fevereiro de 2015. A mudança era esperada, principalmente porque alguns dos atuais deputados não disputaram a reeleição ou se candidataram a outros cargos, a exemplo do presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni, eleito deputado federal com 177.324 votos. A maior bancada do legislativo ficará com o PSC, com 12 deputados, seguido do PMDB com oito e PSDB com sete. O partido que teve maior redução de bancada foi o PT, que passará dos atuais sete deputados para apenas três.

Segundo turno

Rossoni, que também é presidente do PSDB do Paraná, emendou no ritmo de campanha e já está a todo vapor trabalhando para ajudar a eleger, no segundo turno, Aécio Neves presidente da República. Segundo ele, a excelente votação que o tucano teve no Paraná mostrou que todos querem a mudança e os paranaenses formarão um exército que fará a diferença no dia 26 de outubro.

Outubro Rosa

A Assembleia Legislativa realizou na terça-feira, 7, o lançamento oficial de mais uma campanha do Outubro Rosa, dedicada à ações de conscientização sobre a saúde da mulher. O presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), lembrou que essa é mais uma contribuição do Legislativo ao chamar atenção da sociedade e especialmente das mulheres para a prevenção dos problemas de saúde. “A campanha é muito importante porque ajuda na informação das mulheres sobre os cuidados com a saúde, envolvendo os poderes públicos, a iniciativa privada e diversas entidades organizadas”.

Orçamento 2015

A lei orçamentária do Poder Executivo já tramita na Assembleia. A Comissão de Orçamentos, responsável pela análise, abriu prazo para que os deputados possam apresentar emendas. A receita corrente bruta para o próximo ano é de R$ 49,1 bilhões. Os deputados poderão apresentar emendas até o próximo dia 29.

Prestação de Contas

A Secretaria de Estado da Saúde apresentou aos deputados a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre de 2014. O percentual investido em saúde pelo Estado atingiu 13,43%, superior aos 12% definidos por lei. A pasta deve fechar o ano com investimento de R$ 4,8 bilhões para atendimento aos paranaenses.

Sorteio

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), anunciou que ele e o 1º secretário da Casa, deputado Plauto Miró (DEM), decidiram promover o sorteio dos gabinetes parlamentares que passarão a ser ocupados pelos deputados que assumirão o primeiro mandato a partir de 2015. O sorteio se dará em reunião logo depois do segundo turno das eleições, na primeira semana de novembro. Rossoni e Plauto entendem que esta é a alternativa mais justa e democrática aplicável ao caso.