Por Mariana Honesko
É normal sim. Segundo os estudos meteorológicos, a variação climática nesta época do ano acompanha a troca das estações e, mais pontualmente, à uma recente massa de ar mais frio, que cobre parte do Paraná e Santa Catarina, onde estão as Cidades Irmãs.
Ontem, compreender o efeito foi fácil: difícil foi acertar no figurino. Conforme o termômetro do centro de Porto União, o dia amanheceu gelado, com temperaturas marcando 13ºC. Às 10h30, o termômetro estava em 20ºC e às 13h30, 25ºC.
A elevação do calor, gradual mas acelerada – bastaram horas para sentir a diferença – ocorre em efeito contrário. De noite, o frio é mais evidente. Ele atravessa a madrugada e mantém-se firme, até perto das 11 horas. Se não há sol, o efeito é mais duradouro.
Explicação
Tantas idas e voltas são explicadas pelos institutos de monitoramento do tempo. O Simepar, no Paraná, justifica a oscilação na régua por conta da presença de uma massa de ar mais frio. Ela está concentrada mais intensamente na altura do Uruguai e, por isso, deixa as temperaturas amenas no Brasil. Ontem, o tempo manteve-se mais friozinho e seco em todo o estado.
Em Santa Catarina, a massa de ar mais frio causou apenas aumento da nebulosidade. O sol seguiu no alto, embora com menor intensidade. O vento foi o grande diferencial entre os estados: no lado catarinense, ele foi mais nítido. Conforme a Epagri, houve rajadas moderadas, especialmente na região litorânea.
Como o tempo fica hoje
Ambos os sites de previsão meteorológica concordam nas definições para esta quinta-feira. O dia permanece estável, sem chuva, com temperaturas baixas de manhã. A partir da tarde, porém, os ventos mudam de direção. Na prática, isso significa aumento de temperatura.