CRAS do Rocio celebra, com ‘família’ e secretária, trabalho realizado em 2014

·
Atualizado há 10 anos

cras-confraternização-evento
(Foto: Assessoria).

Mais de 200 pessoas lotaram o auditório da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – campus de União da Vitória –, na manhã desta terça-feira (09/12), para compartilhar parte das ações desenvolvidas ao longo do ano. Essas apresentações contemplaram musicais, dança e desfile de materiais de artesanato confeccionados para comércio. Houve, ainda, entrega de doces, em alusão ao período natalino, fornecidos pela secretaria de Assistência Social.

A secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, recebeu, de presente para seu bebê que nasce nos próximos dias, uma peça de roupa confeccionada no CRAS. Ela agradeceu aos funcionários do CRAS e citou a importância de cada usuário dos serviços. “Senão fosse por vocês todo esse trabalho não teria sentido”, explicou aos participantes. Por outro lado, Mônica ressaltou a importância de fomentar o ensino e dar autonomia para as pessoas, especialmente, com maiores dificuldades sociais e menores rendas. “É fundamental ofertarmos cursos que possibilitem o aprendizado e permitam que as pessoas possam ganhar seu próprio dinheiro e não serem dependentes, apenas, do Poder Público”, relatou.

“Sensação de dever cumprido. Uma realização”, atesta a coordenadora do Centro de Referência da Assistência (CRAS) do Rocio – e assistente social, Dione Correa. “Mas não fiz nada sozinha, temos uma equipe que organizou tudo isso e atua em diversos setores”, acrescenta citando a união e colaboração existente entre os servidores. De acordo com a profissional, inúmeras ações e visitas, às casas das pessoas atendidas pelos serviços da unidade, ocorrem durante todo o ano e a festividade serve para confraternizar e celebrar os trabalhos em família. “O CRAS se torna a casa dos participantes atendidos por nós”, frisa.

O CRAS atende mulheres, homens, idosos, crianças e adolescentes. “De poucos meses até 90 anos”, explica Dione. Contudo, a linha de trabalho teve grandes mudanças. Apesar de contabilizar o contato com mais de 300 pessoas por semana, os novos rumos conotam modificações de postura do Poder Público. “A gente percebe uma modificação muito grande dentro da secretaria de Assistência Social”, analisa. Segundo ela, o departamento oferece o apoio necessário, com cessão de materiais e cursos. “Tendo em vista melhorar a renda”, completa.

A coordenadora, também, menciona sobre o novo CRAS em construção. “Todo mundo gosta de uma casa nova e vamos melhorar e ampliar nossos trabalhos”, disse. “Sempre, agindo em equipe, em prol dessas pessoas atendidas que são como nossa família.”