Quem passa pela frente da Catedral Sagrado Coração de Jesus de União da Vitória e a vê fechada por causa da reforma, obviamente tem sua curiosidade aguçada. “Como é que ela estará por dentro? Como era a pintura anterior, afrescos originais que hoje estão à mostra? Falta muito para recuperar a igreja?”
São curiosidades naturais dos fiéis que poderão ser saciadas por ocasião de mais uma apresentação da Banda Sinfônica do Instituto SIM – Sempre Incentivando Música. O Concerto de natal do conceituado grupo local traz novidades no repertório e contará com participações especiais. Dentre ela da cantora lírica Hallan Jayne, do pianista Regis Lemos e de alunos ingressados neste ano no instituto e que realizarão suas estreias. O maestro Marcelo Storck garante que será um momento realmente histórico.
Com arranjos e adaptações de Rafael Rauski e Anderson Fabricio Pereira, o repertório contará com nove peças musicais: “Alpina Fanfare”, de Franco Cesarini; “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso; “Eighties Flashback”, de Paul Murtha; “Santana In Concert”, de Michael Brown, “West Side History”, de Leonarde Berstein; “Selections from UP”, de Michel Giachino, “Stille, Stille, Stille”, de James Curnow, “The First Noel”, de John Cacavas, e a popular “Noite Feliz”, letra de Joseph Mohr e música de Franz Gruber.
Mais arte
Como a reforma da parte interna da igreja não está concluída, a decoração do ambiente prevê a instalação de painéis que mostrarão o resultado de uma clínica de pintura que será ministrada gratuitamente pela artista plástica Raquel Berenice Storck. Além dos trabalhos de alunos da Apae de União da Vitória, a mostra terá a assinatura dos artistas mirins que assinarão quadros com motivos natalinos. As empresas São Gabriel Papeis e Idea.com são parceiras neste projeto. Os painéis serão fotografados e permanecerão expostos até a “Missa do Galo”, na noite de 24 de dezembro, que também será celebrada na igreja em reforma.
Ingressos e doações
Os ingressos para o concerto marcado para as 20h30 (a banda é sempre rigorosamente pontual) custam R$ 10 e R$ 5. Crianças até cinco anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Crianças entre seis e 12 anos e estudantes com carteirinha pagam meia.
O concerto também aceitará a doação de roupas, brinquedos e alimentos não perecíveis que serão recolhidos na portaria. O arrecadado será usado nas ações sociais da catedral neste Natal 2014.
O Instituto, que oferece aulas gratuitas de música instrumental (sopro e percussão) é entidade sem fins econômicos que conta com apoio da Lei Roaunet, prefeitura de Porto União e União da Vitória e Fundação de Cultura de União da Vitória.