FESTA DO XIXO: Diversidade gastronômica reflete nos números finais

·
Atualizado há 10 anos

Por Mariana Honesko

festa-xixo-portouniao2
Festa do Steinhaeger e do Xixo levou mais de 70 mil aos palcos e tendas, no centro de Porto União

Apenas ontem foi divulgado o resultado parcial da oitava edição da Festa do Steinhaeger e do Xixo. Conforme o presidente da Associação Empresarial de Porto União (Acipu), os valores, em reais, ainda não foram contabilizados. Mesmo assim, os dados esboçam o comportamento do público durante o evento de três dias, realizado em 5, 6 e 7 deste mês.

Para Solimar Haiduk, as quantidades, equilibradas com a edição 2013 mas aquém do esperado, são fruto da diversidade gastronômica oferecida no evento. Diferente dos anos anteriores, a oitava edição levou para a Praça Hercílio Luz novos pratos e com tempero diferente dos já tradicionais, bratwurst e xixo, carros-chefes da atração. “Mas se for colocar em variedade, vendeu mais”, avalia.

O consumo de bebida ficou dividido. Por um lado, as não alcoólicas tiveram grande saída e na outra ponta, o chope, por exemplo, vendeu menos. O “submarino”, contudo, se saiu melhor: a combinação com o Steinhaeger parece realmente ter agradado. “Claro que o pessoal se preparou para vender mais, mas foi bom, mesmo assim”, afirma Haiduk.

A Festa do Steinhaeger e do Xixo foi uma promoção da Acipu, em parceria com a prefeitura e com diversas entidades de apoio. Cerca de 70 mil expectadores visitaram o espaço durante seus três dias. Além da Praça Hercílio Luz, a Estação União também foi usada como palco das atrações.

Números

festa-xixo-portouniaoEmbora não tenha superado as expectativas, o consumo de xixo, do bratwurst e do chope, ainda foram consideráveis. Segundo o balanço, no caso do xixo, foram 30 mil espetos vendidos, em um total de 3.760 quilos. Outros 51 mil copos de chope – 17.060 litros – saíram das “barricas” direto para a garganta dos mais sedentos.

O xixo e o chope aparecem ainda no processo de divulgação do evento. Nesta etapa e nos desfiles promocionais, 2 mil copos e 1,5 mil espetos foram consumidos pelo público, de graça.

O bratwurst também foi bastante apreciado. Em três dias, 14.770 unidades de pão com linguiça foram consumidas pelo público.

Na boca do povo

Caipira

6.717 unidades

Cerveja

12.775 unidades

Refrigerante

11.673 unidades

Água

3.456 unidades

Submarino

1.110 litros, 2670 unidades

X-Costela

4.177 unidades

Batata recheada

3.003 unidades

Pastel

3.775 unidades

Pesquisa do Senac

Durante os três dias de festa o Senac ouviu cerca de 600 visitantes. A pesquisa deve ser publicada no final de semana e, segundo o que adiantou Haiduk, revela um público satisfeito com o que viu e comeu. “A pesquisa aborda um pouco de tudo, desde o local da festa, atrações, o público. O resultado é muito bom”, sorri.