Por Therezinha Wolff
Repercute ainda o grande evento que foi a Festa do Steinhaeger e do Xixo, em Porto União. Mais uma das tradições de nossas duas cidades: promover festas e feiras que têm como objetivo não somente proporcionar o lazer, mas fomentar o resgate da história da população no aspecto social, étnico, religioso e econômico.
Desde o passado bem distante, durante o ciclo da erva mate, os festejos da primavera promoveram o cultivo e a exportação do produto.
Muitas feiras e exposições marcaram o ciclo da madeira, das etnias formadoras da população, a gastronomia (com iniciativas particulares como a Feira de Pratos Típicos, Festa do Assado (Bratwurst)) e a pecuária regional.
Recorro hoje, com parte de meu acervo fotográfico (Photo Cleto), à Exposição Agro-Industrial de Porto União, realizada em 1928, coincidentemente no espaço compreendido entre a Rua Prudente de Moraes e a Praça Matos Costa (hoje Praça Hercílio Luz). Exposição que reuniu representações de outros municípios, inclusive da capital do Estado.