Entrou em vigor a nova Lei do Tempo de Direção, que estipula períodos mínimos de descanso para os motoristas de caminhões com cargas acima de quatro toneladas. Em situações excepcionais, fica permitida a prorrogação por até uma hora do tempo de direção, de modo a permitir ao condutor do veículo chegar a um lugar que ofereça segurança e atendimento.
Estabelece ainda que além de repouso diário de 11 horas a cada 24 horas e descanso semanal de 30 horas para o motorista empregado e de 36 horas para o caminhoneiro autônomo.
A lei é considerada fundamental para que o número de acidentes com mortes diminua nas estradas, mas sindicatos e transportadoras preveem que a norma vai aumentar o custo do frete de cargas
Estimativa
A Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC) aponta estimativa que todas as operações de transporte sofrerão aumentos por conta da queda na produtividade, da redução no número de viagens e do aumento da quantidade de veículos. O levantamento prevê que, em média, o frete ficará 25% mais caro.
Em União da Vitória
O direito financeiro do Sindicato dos Transportes Rodoviários de União da Vitória, Sérgio Paulo Kampmann, admite que aqui na cidade, a Lei foi vista com bons olhos – com base nos comentários boca a boca entre motoristas e empresários. “A Lei irá valorizar a categoria. É uma forma encontrada para dar condições de segurança nas rodovias para os motoristas”.
Ainda, de acordo com ele, motoristas e empresários acreditam que o preço do frete ficará mais caro nos próximos meses, alcançando um aumento de até 20%, dependendo do tipo da operação.
Mas que até o presente momento ainda não encareceu. Segundo Sérgio, ainda não foi repassado nenhum aumento gradual do frete à categoria na região de União da Vitória.