Para dar andamento ao projeto de reativação de uma das principais atrações turísticas de União da Vitória, a Locomotiva 310, também conhecida como Maria Fumaça, o prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, participou de reunião com o diretor de Relações Institucionais da América Latina Logística (ALL), Marcelo Arthur Fiedler. O encontro realizado na manhã desta quinta-feira, 29, em Curitiba, contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal, Ziliotto Daldin, e do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Luilson Schwartz.
Conforme o prefeito, a intenção da administração municipal é firmar ‘contrato de permissão de uso’, do trecho entre a Estação União e o Quilômetro 13, com a ALL. Desta forma, a ALL se manteria detentora da linha e, com o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) repassaria esse trecho aos municípios de União da Vitória e Porto União, os quais seriam os operadores do trajeto. “Vamos encaminhar o projeto para o Setor Jurídico da ALL para análise, e já temos marcado uma reunião para o dia 26 de fevereiro”, informa Pedro Ivo.
Paralelo a isso, Luilson destaca que, a administração municipal trabalha para que a ALL passe a linha, em definitivo, para os dois municípios. “Mas esse é um processo mais longo”, observa.