Por Mariana Honesko
Quinze atores no palco, duas horas de espetáculo, música de impacto. É com estes elementos que a peça, “Há dois mil anos”, do projeto Adonai, espera levar os expectadores para um cenário romano, onde 40 personagens (os atores se revezam) revivem a história bíblica. O grupo é de São Paulo que na turnê pelo país já se apresentou em diversas capitais e no Sul, subiu ao palco em 11 endereços diferentes. “É um trabalho monumental”, garante o promotor da peça na região, Carlos Pimenta.
O espetáculo propõe uma nova versão para o teatro de um clássico tão difundido nas religiões. Ocorre que, nesta versão, a psicografia de Chico Xavier inspira cada gesto. A história narra a trajetória do senador romano, Públio Lêntulus e de sua esposa, Lívia, que simbolizavam a força do império construído pela Roma antiga. Ao encontrarem Jesus, em uma viagem feita à Palestina para a cura da filha doente, veem toda a sua vida transformada, em um turbilhão de fatos que até hoje são exemplo de superação, renúncia e fé. “É um romance histórico mas algo que Chico Xavier recebeu psicografado”, lembra Pimenta.
Visual
No palco, a peça “leva” o público para a Roma a partir dos mais de 50 figurinos confeccionados a partir de pesquisa e do estudo da cultura e hábitos do período. Os efeitos especiais dão destaque ao trabalho.
Serviço
Ingressos
À venda a partir da próxima semana no Café Expresso, na canaleta da Manoel Ribas. O investimento é de R$ 40
Onde
No Cine Ópera, Porto União
Quando e horário
É provável que a peça seja apresentada no dia 18 de março. Não há confirmação de calendário, nem de horário, por enquanto
Classificação
A partir de 12 anos
Ficha técnica
Psicografada por Chico Xavier através do Espírito de Emmanuel
Adaptação e Direção
Gabriel Veiga Catellani
Produtor Executivo
Wendel Phinheiro
Duração
120 minutos