Por Mariana Honesko
Depois de dois anos sem dar o “ar da graça”, o bolo gigante, símbolo da festa de aniversário da cidade, está de volta. A informação é confirmada pela Secretaria da Cultura de União da Vitória. Conforme a pasta, a guloseima volta em grande estilo, a pedido da comunidade, mas segue o perfil de, a cada metro, lembrar um ano de vida do município.
Assim, neste ano, o bolo terá 125 metros, uma referência à idade de União da Vitória. A escolha da empresa confeiteira ainda passa por processo burocrático, padrão dos órgãos públicos, mas deve ter seu nome conhecido já na próxima semana.
Neste ano, a festa do dia 27 será na Estação União. Os 53 metros embaixo dos arcos já dão folego à instabilidade do tempo. “O restante do espaço que fica descoberto vamos cobrir com tendas”, explica o secretário da Cultura, Antônio Oscar Nhoatto. O novo endereço – antes a festa ocorria na Praça Coronel Amazonas – garante também a organização mais ampla dos brinquedos infláveis e de outras atrações, todas gratuitas, à comunidade. “A festa começa às 13 horas”, antecipa Nhoatto.
Calendário de festa
Os envolvidos com a programação ainda definem alguns detalhes do evento comemorativo. O que já se sabe, contudo, é que as atrações tradicionais, como a missa em homenagem à cidade (neste ano, provavelmente na Igreja São Basílio Magno) e a sessão da Academia de Letras (Alvi), ocorrem nos próximos dias.
O roteiro completo será divulgado nos órgãos de comunicação locais pela assessoria de imprensa da prefeitura.