Pesquisa aponta que apenas 5% dos brasileiros associam promoções a respeito ao consumidor

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Atualizado há 10 anos

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(Foto: Reprodução).

A máxima “brasileiro adora promoção” está se enfraquecendo à medida que esse consumidor ingressa em um novo patamar: o do consumo consciente. A conclusão está em um recorte da pesquisaAs empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil, que revela que apenas 5% dos entrevistados apontaram promoções, ofertas, brindes, sorteio e desconto como sinal de respeito das marcas para com o cliente. Na avaliação dos coordenadores do estudo, o momento é de amadurecimento do consumidor brasileiro; a primeira etapa rumo à era do consumo consciente. O brasileiro está mais consciente do próprio poder de compra, de seus direitos e da real importância do produto/serviço em sua vida.

Para Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience e coordenadora da pesquisa, o resultado é revelador sobretudo porque indica a tendência de repensar o consumo. “Na prática, significa que o brasileiro está mais atento a um processo de fazer contas; não se deixa enganar facilmente por ações sem um real significado, seja um ganho financeiro ou de produtos associados à compra”, afirma a executiva, uma das principais experts do país na avaliação do atendimento ao cliente.

Há 12 anos, Stella coordena As empresas que mais respeitam o consumidor no Brasil em parceria com a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão. A pesquisa –  composta por 1.718 entrevistas realizadas em São Paulo (capital e interior), Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia – tem o objetivo de identificar quais são as empresas que, na percepção de homens e mulheres das classes A, B, C e D, maiores de 18 anos, mais respeitam o consumidor. Para isso, contou com mais de 10 mil respostas válidas.

Shopper Experience

Com produtos e serviços exclusivos, a Shopper Experience produz conhecimento sobre a experiência dos clientes com produtos e marcas. Com uma equipe formada por especialistas experientes na avaliação do atendimento ao consumidor por meio da metodologia de pesquisa baseada no cliente secreto – conceito que foi implementado no Brasil por Stella Kochen Susskind, fundadora e presidente da Shopper Experience –, a empresa possui uma área de negócios para atuar com a diversidade, ou seja, investir na formação e no treinamento de uma rede de clientes secretos diferenciada que traz para os gestores a sensação retrô, mas eficiente, de “barriga no balcão”.

Entre os principais ativos da Shopper Experience está o profundo conhecimento do universo do consumidor e dos clientes. Com o maior banco de dados composto por clientes secretos do país, a Shopper Experience desvenda o emocional com a razão, aliando pioneirismo e inovação constante – o que torna a empresa uma referência nacional no mercado de pesquisas. Entre os produtos da Shopper Experience, destacam-se Secret Shopper/Cliente Secreto,Customer Experience e Pesquisas ad hoc (qualitativas e quantitativas). Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience é autora do livro “Cliente secreto – A metodologia que revolucionou o atendimento ao consumidor”.