Áreas da Região Sul do Brasil podem sofrer a partir de hoje com uma frente fria. A passagem dessa frente, entre os últimos momentos do Verão e os primeiros do Outono, promete trazer uma grande massa de ar polar que vai fazer com que a temperatura caia bastante.
A queda acentuada será na região do Rio Grande do Sul e sul do Paraná já nos primeiros momentos da estação, onde as temperaturas mínimas podem, inclusive, ficar abaixo dos 12°C.
O Outono, oficialmente, começa hoje às 19h45 e segue até o mês de junho. A estação é marcada por forte variabilidade espacial e temporal da precipitação e da temperatura. Na Primavera também há esta variabilidade. Entretanto, a diferença principal é que, na segunda quinzena do mês de março, a atmosfera está bastante aquecida e os fluxos de umidade – tanto do sul (frentes frias) ou de noroeste, provenientes da Amazônia ou da região do Chaco (Bolívia e centro/norte do Paraguai) – estão bem ativos.
Conforme previsões do Sistema de Meteorologia do Paraná (Simepar) a baixa pressão já atinge o Estado e deixa o tempo instável favorecendo pancadas de chuva que começam a partir desta tarde e seguem até a noite. Já no sábado, uma baixa pressão se intensifica no oceano e da origem a frente fria do outono. Na ocasião está previsto chuvas fortes e volumosas.
O clima instável segue até o final da estação, quando segundo o Simpear indica que “as massas de ar de origem continental e que ingressam ao sul do continente promovem maior estabilidade à atmosfera. Esta transição entre a trajetória e as propriedades das massas de ar confere ao Paraná características marcantes entre os valores médios da precipitação e das temperaturas”.