Colheita da soja avança

·
Atualizado há 10 anos

Colheita da soja avança. Embarques de frango aumentam. Paraná pode se tornar livre da aftosa. A colheita da soja avançou, no Rio Grande do Sul. De cada 10 hectares, em quatro os trabalhos já terminaram. E em outros quatro, os grãos estão prontos pra retirada. O tempo seco e doenças como a ferrugem afetaram o rendimento das lavouras. Que em algumas regiões caiu de mais de 80 sacas, no começo da colheita, para menos de 40, nos últimos dias.

Os criadores de frango que vivem de exportação estão animados com o desempenho do setor no mês de março. Os embarques cresceram sete por cento, na comparação com o mesmo período do ano passado, para 349 mil toneladas. Pra melhorar ainda mais, com preços maiores, o faturamento do setor disparou quase 30 por cento, para um bilhão 820 milhões de reais.

O Paraná pode se tornar, em breve, território livre da febre aftosa sem vacinação. Para isso, o Estado pretende correr com medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Agricultura. A principal delas talvez seja o reforço das barreiras sanitárias. Ou seja, por exemplo: portos, aeroportos e os 23 postos que ficam nas divisas com São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Por Agência Rádio 2