A Secretaria Estadual de Defesa Civil informou na tarde desta quarta-feira, 22, que em princípio não está fazendo campanha de doações para os atingidos pelo tornado e fortes vendavais em Xanxerê e Ponte Serrada, no Oeste. Na distribuição de doações, as secretarias municipais da Assistência Social dos municípios estão envolvidas.
O secretário adjunto da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, disse que as prioridades estão sendo atendidas com recursos do Estado e da União, e todo o efetivo envolvido está atuando no cenário de desastre. “As campanhas de doações demandam uma estrutura de seleção dos materiais recebidos, o que atrasa a operação. O Governo do Estado já possui uma estrutura de fornecimento de itens de assistência humanitária, que foi acionada para atender o evento. Na distribuição de atividades coube a Xanxerê e Ponte Serrada por meio da Assistência Social a gestão das doações.”
O secretário da Assistência Social de Xanxerê, Amélio Radaelli, disse que a secretaria da Assistência Social do município de Xanxerê é a responsável pelas doações. Conforme ele, elas podem ser entregues na própria secretaria, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, no Centro Comunitário da Igreja Matriz, no ginásio da EEB Costa e Silva e com depósitos bancários no Banco do Brasil, agência 0586-X, conta 2015-X.
Em Ponte Serrada, as doações estão sendo recebidas na secretaria da Assistência Social, junto à prefeitura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3435-0122.
Orientações para as doações:
– Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade; não perecíveis; observar a integridade da embalagem.
– Para colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação e prontos para serem utilizados.
– Roupas e calçados devem estar limpos e em condições de uso; não podem estar rasgadas ou danificadas; os calçados devem estar completos, amarrados juntos; a numeração dever ser marcada com caneta.
– Os utensílios domésticos precisam estar funcionando e em bom estado de conservação. Produtos de limpeza não devem ser acondicionados com alimentos e roupas para evitar contaminação.
– Materiais de construção também são solicitados.