Para auxiliar na recuperação das empresas atingidas pelo tornado no Oeste com o programa Badesc Emergencial, o presidente do Badesc (Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina), Wellington Bielecki, está em Xanxerê. Serão liberados, inicialmente, R$ 5 milhões para empresários de Xanxerê e Ponte Serrada, a taxas de juros que chegam a 1,17% ao mês e com carência de 12 meses. Cada empreendimento pode contratar até R$ 500 mil reais, variando de acordo com a sua capacidade de endividamento.
A ação da presidência da instituição conta com o apoio das agências regionais de Lages e Chapecó. “Foi uma verdadeira mobilização do Badesc para criar esta linha de crédito especial e agilizar a liberação de recursos para que os empresários continuem gerando emprego e renda para a população. Vamos montar um posto de atendimento em local que será definido juntamente com a ACIX de Xanxerê para que possamos dar todo suporte e assistência que a população precisa neste momento tão delicado”, explica o presidente do Badesc, Wellington Bielecki.
Além do Badesc Emergencial, a instituição vai disponibilizar uma linha de crédito especial do tradicional programa Badesc Cidades, para ajudar as prefeituras municipais. “Vamos oferecer uma análise rápida e diferenciada, além, é claro, de taxas reduzidas. O nosso objetivo é facilitar a vida da população e ser parte atuante na reestruturação destes municípios”, completa Bielecki.
Sobre os programas
O Badesc Emergencial foi criado em 2011 para financiar a recuperação de empreendimentos privados nos municípios atingidos por desastres naturais e abrangidos por decretos de Estado de Calamidade Pública ou de Situação de Emergência.
O Badesc Cidades é uma linha de crédito que financia até 100% do valor de projetos ligados ao turismo, desenvolvimento institucional, empreendimentos comunitários, equipamentos comunitários, infraestrutura de habitação, saneamento básico (água e esgoto), saúde, saneamento, sistema viário e transporte escolar.